20.1.15

Liga 14/15: balanço da primeira volta

ver comentários...
Aproveito o final da primeira volta para deixar aqui um pequeno balanço da performance das equipas até agora. Divido esta análise em três partes, deixando como nota prévia a noção de que todos os quadros apresentados têm por base os dados recolhidos ao longo da época, segundo os critérios que venho mantendo.

Ranking por ocasiões de golo
Este é um quadro que venho apresentando com alguma regularidade ao longo da temporada, por isso não deverá constituir grande novidade para quem já se cruzou com ele. A vantagem de usar ocasiões de golo neste tipo de análise, em vez dos habituais golos efectivamente marcados e sofridos, é que este é um indicador menos vulnerável à aleatoriedade, o que em princípio deverá permitir uma tradução mais fiável dos méritos e deméritos das equipas.
O ranking não me parece surpreender muito. No topo, um grande equilíbrio entre Porto e Benfica, explicando-se a liderança dos encarnados, e à luz destes dados, sobretudo pela eficiência e não tanto por uma melhor produção em termos de ocasiões criadas e consentidas. O Sporting aparece em terceiro lugar, sendo curioso observar que conseguiu criar mais ocasiões do que os seus rivais, sendo no entanto muito penalizado pelo registo defensivo, como alíás já foi analisado noutra altura. Em relação a algumas discrepâncias relativamente à tabela classificativa, a principal explicação será a mera aleatoriedade no aproveitamento das ocasiões criadas e consentidas, mas obviamente haverá outros factores com algum carácter explicativo.

"3 Grandes": Evolução comparativa
O gráfico pretende ilustrar a evolução comparativa dos "3 grandes", ao nível da % de ocasiões a favor nos respectivos jogos. Obviamente, este é um indicador que se torna cada vez mais estável ao longo do tempo, uma vez que considera os dados da época de forma acumulada. O gráfico confirma uma maior regularidade do Benfica, assim como uma melhoria progressiva do Porto, em especial nas últimas jornadas. Quanto ao Sporting, o seu início não lhe foi favorável, e embora tenha conseguido uma evolução positiva na segunda metade da primeira volta, a diferença para os outros dois rivais continua a ser clara, sendo que como já se referiu ela se explica essencialmente pela performance defensiva.

Destaques individuais
 Relativamente à performance individual, a primeira nota que quero deixar ficar tem a ver com o contexto da análise, que oferece grande importância às ocasiões de golo. Para além dos jogadores destacados no 11 sugerido no quadro, destaque para os seguintes jogadores: Assis (guarda redes, Guimarães); Maxi (lateral, Benfica), Jefferson (lateral, Sporting); Jardel (central, Benfica); Aderlan (central, Braga); Tarantini (médio defensivo, Rio Ave); Herrera (médio ofensivo, Porto); Quintero (médio ofensivo, Porto); Carrillo (extremo, Sporting); Urreta (extremo, Paços); Hernani (extremo, Guimarães); Lima (avançado, Benfica); Montero (avançado, Sporting); Deyverson (avançado, Belenenses).

AddThis