7.10.14

Análise Liga Portuguesa 14/15 (7ªjornada)

ver comentários...

Aproveito a paragem no campeonato, para fazer um ponto de situação em relação ao que foi até aqui o rendimento das equipas, do ponto de vista dos mais variados indicadores estatísticos, tanto ofensivamente como defensivamente. Ainda esta semana, apresentarei uma comparação com o que se verificava nesta mesma altura em 13/14, relativamente aos 3 grandes. Aqui ficam algumas notas sobre a minha leitura pessoal:

Benfica - Se pontualmente o Benfica conseguiu uma vantagem importante em apenas 7 jornadas, do ponto de vista estatístico há pouco por onde questionar esse estatuto. Sobretudo ao nível das ocasiões de golo, onde o Benfica foi a equipa com maior proximidade com o golo e melhor controlo defensivo. De resto, confirma-se o perfil tantas vezes identificado para a equipa sob o comando de Jorge Jesus, ou seja sendo bastante objectiva do ponto de vista ofensivo, e não alicerçando tanto (em termos relativos, obviamente) as suas aspirações na sua presença em posse. Também defensivamente este perfil se identifica, já que o Benfica consegue o melhor registo defensivo em termos de ocasiões consentidas, mas sem ter uma presença em posse especialmente elevada, o que reflecte a qualidade do seu processo defensivo.

Porto - À 7ªjornada é já possível termos uma tradução objectiva do perfil de jogo que Lopetegui idealizou para o Porto 14/15. Desde logo, sobressai a elevada presença em posse, com uma distância considerável mesmo para os principais rivais. Por outro lado, porém, esta presença em posse não teve para já correspondência ao nível de outros indicadores. Ofensivamente, a bola que o Porto tem tido não tem tradução numa vantagem no número de ataques, finalizações ou - mais importante, ainda - no número de ocasiões claras de golo. Daí o número de golos marcados, relativamente modesto mas condizente com aquilo que a equipa produziu. Uma nota ainda para o número de cantos, que é significativamente mais elevado do que o de qualquer outra equipa, o que pode ter a ver, não só com a elevada presença em posse, como também com a tendência da equipa para procurar os corredores laterais como forma de chegar ao golo. Defensivamente, até certo ponto o mesmo problema, ainda que a este nível a presença em posse tenha uma correspondência num maior número de indicadores. Ou seja, o Porto foi até agora a melhor equipa defensiva em quase todos os indicadores estatísticos, havendo porém a relevante excepção do número de ocasiões claras de golo, o que pode estar relacionado com algumas perdas de bola na fase de construção e que permitiram aos adversários algumas jogadas muito rápidas, mas de elevado potencial. Nota para o facto do Porto ter tido, até ao momento, uma boa capacidade de sobrevivência às ocasiões consentidas, o que explica fundamentalmente o melhor registo da liga em termos de golos sofridos. Com uma melhoria ainda que ligeira na sua segurança em posse, o Porto facilmente se tornará numa equipa muito difícil de bater, tendo em conta o controlo que a sua presença em posse lhe oferece. Neste sentido, o Porto apresentar-se-á nesta altura e na minha perspectiva, como o principal candidato a melhor defesa da Liga. Por outro lado, em termos ofensivos, Lopetegui parece ter algum trabalho pela frente...

Sporting - Os indicadores estatísticos destas primeiras 7 jornadas traduzem um pouco as ideias que tenho partilhado recentemente sobre a equipa. Ou seja, o Sporting 14/15 tem um potencial ofensivo muito elevado e dentro dos patamares de um candidato real ao título, estando os problemas essencialmente no processo defensivo. Ofensivamente, o Sporting conseguiu, a par do Benfica, o maior número de ocasiões de golo, não tendo porém a mesma eficácia, o que explica o menor número de golos do que o seu rival. No entanto, o Sporting apresentou maior expressividade do que o Benfica noutros indicadores, como a presença em posse, finalizações e ataques. Defensivamente, porém, o cenário é menos optimista para as aspirações da equipa de Marco Silva. A equipa conseguiu um bom registo em vários indicadores, mas acabou bastante exposta em termos de ocasiões claras de golo. A primeira nota, aqui, vai para o facto do Sporting já ter defrontado Porto e Benfica, representando estes dois jogos mais de 50% das ocasiões consentidas pela equipa. Analisando de forma um pouco mais detalhada e explorando as principais situações de golo consentidas ressalta à vista o elevado número de situações na sequência de ataques rápidos ou perdas de bola (transição ataque-defesa), o que poderá indicar algum trabalho a fazer do ponto de vista colectivo, e muito concretamente no que respeita à preparação da equipa para responder a este tipo de situações.

Outras equipas - Uma primeira nota para o Braga, que no ano passado havia sido uma equipa especialmente vulnerável defensivamente, mas que este ano e para já, tem-se apresentado bastante consistente a esse nível. Muito prometedor, e como também já havia alertado antes das duas recentes vitórias, parece ser o campeonato do Paços de Ferreira, de novo com Paulo Fonseca ao comando. Entre as desilusões deste arranque de temporada, evidenciam-se Estoril e Nacional. No caso do Estoril, são evidentes os problemas de controlo defensivo, havendo ainda assim sinais positivos na performance da equipa e que indicam que terá tudo para ficar pelo menos na primeira parte da tabela. Menos certa, à luz desta análise, será a capacidade de reacção do Nacional, sendo de sublinhar que qualquer destas duas equipas foi penalizada por um aproveitamento excepcionalmente elevado das ocasiões criadas pelos seus adversários.

AddThis