5.3.14

Controlo defensivo na Liga - Análise comparativa

ver comentários...

O momento defensivo de Benfica e Porto, e por motivos obviamente distintos, tem sido bastante destacado recentemente. Aproveitando a ocasião, deixo uma análise comparativa da evolução do controlo defensivo dos três 'grandes' ao longo do campeonato, centrando o exercício no número de ocasiões de golo consentidas, de acordo com o que venho registando desde o inicio da temporada:

Benfica - A percepção geral é de que o Benfica passou, subitamente e sem explicação aparente (já que, tacticamente, não houve qualquer alteração), do 8 para o 80 no que respeita ao controlo defensivo. Uma ideia que tem a ver com contraste entre o número de golos sofridos pela equipa: em maior quantidade no inicio de temporada, e em menor volume, mais recentemente. A verdade é que, e tal como fui sempre alertando, o número de golos sofridos pela equipa de Jorge Jesus nunca se deveu a um elevado volume de ocasiões consentidas mas, antes sim, a um aproveitamento anormalmente elevado das oportunidades que os adversários foram criando. Um problema que vinha acompanhando a equipa desde a pré-época, mas que dificilmente se poderia manter no tempo, saltando à vista a má eficácia do guarda-redes (ainda que sem um número de erros especialmente elevado, por parte de Artur, note-se). Neste sentido, não surpreende que o Benfica se tenha afirmado como a melhor defesa da prova, já que há muito que vem sendo a equipa com menos ocasiões de golo consentidas. Aliás, e ao contrário da imagem tantas vezes criada, é precisamente no registo defensivo que, claramente, o Benfica alicerçou o sucesso que conseguiu até ao momento.

Sporting - Um pouco em sentido contrário, relativamente ao Benfica, o Sporting sempre foi alicerçando o seu bom registo defensivo no baixo aproveitamento das ocasiões criadas pelos adversários, tendo em Rui Patrício uma figura importante durante quase toda a temporada. E é por aí que se explica o facto do Sporting ter sido durante muito tempo a equipa com menos golos sofridos na prova, já que em termos de ocasiões consentidas, esteve sempre num patamar superior aos seus rivais. Note-se, porém, que o Sporting tem melhorado esse registo recentemente, consentindo menos ocasiões do que acontecera na fase inicial da temporada, um pouco em sentido contrário do que vem acontecendo com o seu registo ofensivo. A excepção, neste ciclo de jogos mais recente, é mesmo a deslocação à Luz, onde a equipa teve, também defensivamente, o jogo mais complicado de toda a temporada.

Porto - Quase sempre entre Benfica e Sporting, o Porto foi sendo uma equipa com bom controlo defensivo ao longo da prova, no que ao número de ocasiões consentidas diz respeito. A preocupação resulta, sobretudo, dos sinais mais recentes, já que tanto para a Liga Europa como para o campeonato, a equipa de Paulo Fonseca tem repetido exibições com um anormal volume de ocasiões de golo consentidas aos seus adversários, sublinhando-se a eliminatória frente ao E.Frankfurt e a deslocação a Guimarães (o jogo com mais ocasiões consentidas da equipa, em todo o campeonato). Sinais que não se podem desligar do actual momento psicológico da equipa, com um número anormal de erros individuais a penalizar muito a equipa neste particular.

AddThis