20.1.14

Notas do Arouca-Sporting

ver comentários...
- As condições do terreno foram, como todos viram, a grande condicionante da partida. O Arouca foi, neste sentido, quem melhor partido tirou na fase inicial, com o Sporting a parecer surpreendido e a fazer uma adaptação progressiva às circunstâncias atípicas do jogo. Destaque, nesse período, para o pontapé comprido de Cássio nas reposições longas, para a maior agressividade do meio-campo do Arouca nas bolas divididas e para a dificuldade de adaptação de algumas unidades do Sporting, com Piris em especial evidência.

- Paradoxalmente, foi com o agravar das condições do terreno que o Sporting se encontrou no jogo. A única alteração visivel - e para além da entrada de Slimani - teve a ver com uma abordagem mais directa na ligação do seu jogo, não parecendo porém ser essa a única explicação para a melhoria de panorama para o lado do Sporting. Na minha leitura, o tempo trouxe também o equilíbrio na adaptação dos jogadores de ambas as equipas, nomeadamente ao nível da agressividade e do posicionamento com que abordavam cada lance. Tacticamente, estranhei a tardia em lançar Slimani no jogo, mas a opção foi posteriormente explicada por Jardim.

- A vitória, num jogo difícil e que esteve realmente muito complicado para o Sporting, explica-se, a meu ver, pela resposta de ambas as equipas nas zonas decisivas do jogo - que é como quem diz, as duas grande-áreas. Slimani é o destaque mais evidente, tendo sido determinante pelo golo que marcou (mas não muito mais, diga-se, porque também ele teve muitas dificuldades com o estado do terreno), mas creio que é não menos importante olhar para os protagonistas defensivos das equipas. Em particular, impressionou-me o desempenho dos centrais do Sporting, que me parecem ter sido o grande pilar deste triunfo. Pela presença quase irrepreensível num jogo de grande exposição e pela forma como se tornaram protagonistas também no capítulo ofensivo de um jogo onde os lances de bola parada foram a principal fonte de perigo da equipa. Tudo somado, diria, não só que a diferença de desempenho/produtividade dos centrais do Sporting para os do Arouca foi enorme, como que foi provavelmente esse o factor mais relevante para definição da discrepância no resultado final da partida.

- Finalmente, uma nota pessoal para confessar algum saudosismo em relação a este tipo de jogos. Não que pense que o futebol passe a ser melhor quando se joga neste tipo de condições - obviamente, muito pelo contrário - mas porque cresci e aprendi a gostar de futebol num tempo em que este era um cenário recorrente e que fazia parte da regra, e não da excepção, do filme de cada campeonato. Se hoje as equipas estranham muito quando se deparam com estas condições, é interessante perceber como há não mais de 15-20 anos, este era um contexto perfeitamente normal para todas as equipas, sendo que até os melhores estádios se apresentavam com relvados pesados e irregulares durante meses a fio. Neste plano, o futebol mudou muito, havendo um favorecimento evidente da componente técnica do jogo.

AddThis