5.11.13

Porto: apatia ofensiva

ver comentários...
Em face da situação classificativa, seria de todo exagerado entrar em alarmismos em torno do empate cedido no Restelo. Ainda assim, os sinais deixados no jogo vêm reforçar a ideia de um problema que, não só teima em não ser ultrapassado, como ainda por cima parece ter vindo a acentuar-se com o tempo. Refiro-me às dificuldades ofensivas, aquilo que realmente desaconselha as hostes portistas a confiarem em demasiado no amortecimento do conforto pontual.

De facto, olhando ao percurso da equipa na Liga, é possível verificar uma dificuldade crescente na criação de ocasiões claras de golo, não tendo o Porto conseguido repetir os bons registos dos primeiros jogos. Há aqui uma atenuante importante para a maioria dos jogos e que tem a ver com o facto da equipa ter estado em vantagem durante grande parte do tempo, o que retira obviamente a necessidade de ser mais contundente em termos ofensivos. E é precisamente neste ponto que o jogo do Restelo deverá justificar mais apreensão, porque ao contrário de outras ocasiões, o Porto esteve muito pouco tempo em vantagem, sendo que a essa necessidade não correspondeu a produção ofensiva que se esperaria.

Há aqui que fazer novo destaque ao Belenenses, equipa cuja trajectória já havia destacado recentemente, aquando da apresentação dos dados estatísticos das equipas. De facto, e depois de também já ter realizado um bom jogo na Luz, a equipa do Restelo tem confirmado que o seu crescimento pontual é sustentado e não apenas fruto de uma fase mais feliz. E esta é, desta vez, a única atenuante para apatia do ataque azul e branco...

AddThis