25.10.13

5 Jogadas (Porto e Benfica)

ver comentários...

Jogada 1 - Uma jogada que ajuda a ilustrar o risco que a estratégia de Paulo Fonseca assumiu em termos defensivos. Num primeiro momento, a liberdade oferecida ao lateral do Zenit, com Jackson a ter a responsabilidade de ajustar o posicionamento, sendo ele próprio a tentar condicionar a progressão do seu adversário. Num segundo momento, é Fernando quem se aproxima do corredor, abandonando Jackson o acompanhamento ao lateral. Nesse instante, é visível como o Porto tem apenas 6 jogadores atrás da linha da bola, rivalizando com o mesmo número de adversários do Zenit, apesar de estar em plena organização defensiva. Nota ainda para o desgaste que esta opção implicou em diversas unidades da equipa portista, algo que se percebe pela forma como nesta jogada e apenas por acção do lateral, primeiro Jackson e depois Fernando são obrigados a vir até ao corredor lateral.

Jogada 2 - O golo do Zenit. A primeira nota, claro, vai para o tempo e espaço que é dado a Hulk antes do cruzamento. Mas talvez a parte mais interessante do lance seja o que acontece no centro da área. Mangala é atraído para o corredor lateral, não podendo a equipa contar com a sua presença na área. Depois, vários jogadores se aproximam da área para abordar o cruzamento. Os do Zenit para tentar marcar e os do Porto para tentar o melhor posicionamento, obviamente. Danny vem com Fernando, mas o par desfaz-se à entrada da área. Fernando, ignora completamente essa situação, e apesar da presença de Mangala fora da sua zona, opta por se aproximar do corredor lateral em vez de colmatar a ausência do central no centro da área. Não só o Porto fica com 2x2 na frente de Hélton, como Fernando vai ocupar o primeiro poste, que já estava a ser preenchido por Otamendi, o que exije ainda um reajustamento posicional ao central argentino, mesmo antes do cruzamento. É curioso como Otamendi percebe o desequilíbrio que está a ser criado nas suas costas. No lance, e para justificar o golo, há ainda que falar da perfeição do cruzamento de Hulk, do timing de antecipação de Kerzhakov e da menor reacção de Danilo, que tem como atenuante o facto de ter dois jogadores na sua zona. Ainda assim, o meu ponto principal repete-se de outras ocasiões e tem a ver com a forma como o médio (Fernando) ignorou completamente o que se passava no sector defensivo, na hora de definir o seu posicionamento.

Jogada 3 - O primeiro calafrio do Olympiakos na Luz. A jogada não é nova e resulta, primeiro, de uma dificuldade de controlar o corredor central e, depois, a exposição da linha defensiva quando o jogador em posse de bola passa a ter tempo e espaço para definir o passe. Mais uma vez sublinho que só faz sentido manter uma linha defensiva alta quando isso for complementado com uma boa presença pressionante por parte de quem está à sua frente. Caso contrário, torna-se numa vulnerabilidade.

Jogada 4 - O ponto mais relevante deste demorado extracto do jogo tem a ver com a dificuldade que o Benfica revela em impedir a posse do Olympiakos. Já o haviamos visto frente ao PSG, e mesmo desta vez não foi tão flagrante, lances como este deixam a ideia de que o Benfica até poderá ter sido o principal beneficiado pelo diluvio que entretanto viria a degradar o estado do relvado. Aqui, nota para a já sublinhada abertura dos extremos. Ainda assim, e apesar dessa dificuldade é preciso notar que o desequilíbrio só surge pela forma como o Benfica (e Matic em particular) perde a bola, depois do Benfica finalmente a ter recuperado. É um aspecto paradigmático sobre esta equipa do Benfica e que não acontece apenas nesta temporada. Ou seja, o Benfica pode sentir problemas em vários outros aspectos, mas nada penaliza tanto a equipa como a perda de critério (segurança) em posse.

Jogada 5 - O golo do Olympiakos é mais um exemplo daquilo a que me refiro na última frase que escrevi. Ou seja, nada penaliza ou poderá penalizar mais o Benfica do que a perda de critério em posse. Foi assim noutras épocas, nomeadamente nos piores momentos de 2010/11, e voltará a sê-lo se o Benfica não corrigir rapidamente o que se viu frente ao Olympiakos!

AddThis