2.9.11

Marinho Peres e a influência de Cruyff

ver comentários...
Foi meio por acaso que me cruzei com esta entrevista. Ou "bate papo", para me situar melhor. A minha primeira expectativa de interesse era ver Marinho falar de Portugal, mas não para portugueses. É sempre mais honesto esse contexto. No entanto, fui surpreendido com muito mais do que esperava. A conversa encaminhou-se para o Mundial de 1974, onde esteve Marinho, e daí para a Holanda de Michels, e toda a escola que deu origem ao estilo que mais influencia o futebol no momento presente. Nunca me tinha ocorrido, mas Marinho Peres, que treinou em Portugal durante tanto tempo, foi fortemente influenciado pela doutrina holandesa, já que privou no Barcelona, com Michels e Cruyff.

Deixo o vídeo, destacando a reflexão sobre a linha defensiva, que muita gente desconhece ter sido parte essencial do 'Futebol Total' (escrevi sobre isso, quando revi esse mundial), e, em particular, o facto do objectivo ser pressionar e não aumentar a estatística dos fora de jogo. Daí, a importância de ter centrais que saibam ler e antecipar no espaço, talvez mais do que centrais rápidos. Outro ponto interessante, é a influência do clima, quer na evolução técnica do jogo, nos mais diversos pontos do planeta, quer das implicações desse factor nos comportamentos colectivos.

AddThis