8.7.11

Reforços 2011/12: Van Wolfswinkel (Sporting) (Parte II - Vídeo)

ver comentários...
O vídeo tem a mesma intenção dos que foram apresentados em análises anteriores. Neste caso, está retratada a exibição de Van Wolfswinkel num jogo para o campeonato, fora, frente ao Heerenveen. Não foi um jogo fácil para toda a equipa do Utrecht, porque o jogo cedo ficou fora do controlo. No entanto, essa desvantagem forçou um cenário de mais posse de bola e domínio territorial para a equipa do novo avançado do Sporting, potenciando um cenário de maior participação.

A generalidade do conteúdo do vídeo, parece-me, dá para perceber o perfil descrito e, em particular, o equívoco que entendo ser encarar este jogador como um avançado mais fixo e com grande apetência para esperar pelo aproveitamento na zona de finalização. Ainda assim, essa mobilidade é especialmente potenciada na segunda parte, já que nesse período Van Wolfswinkel jogou deliberadamente como unidade mais móvel, nas costas de um avançado mais fixo.

Uma nota final, para referir que, apesar de ter esta apetência natural para sair da zona dos centrais, Van Wolfswinkel tem também formação marcadamente de avançado e não de extremo ou médio ofensivo. Isto nota-se nos movimentos e soluções que instintivamente procura, e poderá ser o grande obstáculo a uma eventual adaptação a outras funções, que não a de avançado (Postiga, curiosamente, revela a mesma especificidade).

AddThis