19.7.11

Reforços 2011/12: Rinaudo (Sporting) (Parte I)

ver comentários...
Perfil evolutivo - Não há muito a dizer... O Sporting é a primeira aventura de Rinaudo, não só fora da Argentina, mas também fora do seu clube de sempre, o Gimnasia de La Plata. Para enquadrar este percurso, convém referir que o Gimnasia é uma equipa de fundo da tabela na Liga Argentina, lutando normalmente para não descer, coisa que não conseguiu este ano, precisamente na última temporada de Rinaudo no clube. Esta modéstia do seu clube, não impediu Rinaudo de ser considerado um dos melhores médios defensivos da liga, chegando mesmo a merecer chamadas para a Selecção.

Perfil táctico/técnico - Rinaudo é um jogador de equilíbrios e que pensa sempre o jogo com a segurança como principal prioridade. Isto faz dele, e ainda que tenha jogado normalmente numa estrutura de 2 médios, um jogador com todas as características para jogar sozinho à frente da defesa. Não é um jogador de extraordinária capacidade reactiva, mas tem uma entrega e atitude fantásticas, sendo também ágil e forte nas intervenções defensivas. Ofensivamente, é um jogador que assume o jogo sem receios, pedindo a bola e distribuindo-a no inicio de construção. Mas pensa sempre com grande rigor ao nível da segurança, notando-se não ser também muito forte no passe de maior distância. Quando "convidado" toma a iniciativa de ser ele a transportar a bola verticalmente, mas não é algo para que se sinta especialmente vocacionado.
Um dado relevante, vai para o peso relativo de Rinaudo no jogo do Gimnasia. Não espanta, dado o contexto, que seja o jogador mais influente, mas espanta (pelo menos nos jogos observados) o nível de preponderância que assumia. Quer ao nível defensivo, quer ao nível da presença em posse. São dados avassaladores e que ilustram o carácter deste jogador em campo.

Futuro no Sporting - Em relação à concorrência (e mesmo tendo em conta os médios do ano anterior), Rinaudo será uma mais valia no campo defensivo. Arriscaria vir a tratar-se de um caso de sucesso muito claro e, tendo em conta os valores anunciados na sua transferência, o melhor negócio do clube neste ano (talvez só superado por Rubio, confirmando-se as suspeitas que os números iniciais do jogador já indicavam). O maior risco para Rinaudo, não havendo surpresas na minha análise, está no enquadramento táctico. É um jogador sem grande vocação ofensiva, e o Sporting deverá ter de contar com algum arrojo na sua posição, caso actue com uma dupla de médios. A natureza das dinâmicas do modelo, porém, ainda estão por aferir...
Ler tudo»

AddThis