10.7.11

Reforços 2011/12: Enzo Perez (Benfica) (Parte I)

ver comentários...
Perfil evolutivo - Desde que chegou ao Estudiantes, em 2007, o seu perfil tem sido ascendente, ganhando reconhecimento e protagonismo naquela que terá sido, nesse período, a mais bem sucedida equipa do futebol argentino. Perez jogou muito tempo do lado direito de uma linha de quatro médios que, salvo melhor opinião, foi a grande base do sucesso da equipa de La Plata nos últimos anos, conseguindo manter, para além de Perez, os esteios Braña e Veron.Recentemente, porém, o papel criativo de Perez vinha sido aproveitado em funções mais ofensivas e livres de tarefas defensivas.

Perfil táctico/técnico - Em relação à generalidade dos alas que o Benfica tem contratado, Perez destaca-se por ser o único com real capacidade para jogar em posições mais interiores do meio campo (ao contrário de Gaitan, Salvio ou mesmo Bruno César). Por outro lado, não é um jogador tão forte como estes jogadores na relação estreita que mantêm com o golo, seja através das assistências, seja através dos movimentos/capacidade de finalização. Ou seja, é um jogador mais completo, mais habituado a tarefas defensivas e mais vocacionado para a posse e movimentos interiores, e menos para as situações de 1x1 no último terço (ainda que recorra bastante às situações de transporte de bola). Usando uma terminologia simplificada, diria que é mais um médio ala (próprio de 4-4-2 clássico) do que um extremo (próprio do 4-3-3). Convém referir que, apesar da boa capacidade de trabalho, Perez não é um jogador de intensidade constante, perdendo por vezes alguma concentração quando os jogos se tornam mais fáceis. Um caso, talvez não tão flagrante, mas algo semelhante ao que os benfiquistas reconhecem em Gaitan.

Futuro no Benfica - Já em Janeiro, me havia referido a ele como uma boa solução (ao contrário de Fernandez, entretanto contratado). De facto, comparativamente com Nolito ou Bruno César, creio ser um jogador de adaptação muito mais fácil ao modelo de Jesus, precisamente por ter jogado muito tempo como ala em 4-4-2 clássico, que tem o mesmo tipo de papel que os alas do modelo que Jesus preconiza. Perez tem ainda a vantagem de oferecer características diferentes das dos alas habitualmente utilizados, com maior vocação para movimentos interiores, dando maior apoio à posse, e não estando tão dependente dos desequilíbrios ao longo do corredor. Entendo, por isso, que a sua adaptação possa ser muito rápida, mas também que a sua margem de evolução possa não ser tão grande como noutros casos. Noutro contexto, apostaria facilmente na sua afirmação. Neste caso, e devido à qualidade da concorrência que tem pela frente, pode estar um pouco dependente da aposta que nele for feita e do impacto que tiverem as suas primeiras aparições. Perez tem, aqui, outro dado a favor, tendo-se revelado ao longo dos anos um jogadores de enorme fiabilidade em termos de disponibilidade ao longo das épocas.
Ler tudo»

AddThis