20.7.11

Reforços 2011/12: Bojinov (Sporting) (Parte I)

ver comentários...
Perfil evolutivo - Bojinov foi uma das mais promissoras figuras da Serie A, quando apareceu no Lecce, muito jovem. O seu potencial justificou a transferência para a Fiorentina, onde iniciou uma série de experiências com poucos minutos de utilização. Depois de Florença, esteve em Turim, onde foi figura secundária no purgatório percorrido pela Juventus na Serie B, e no Man City, onde foi vitima de 2 lesões graves, que impossibilitaram qualquer tipo de sucesso. Regressou depois a Itália e ao Parma, para recuperar um estatuto entretanto perdido, impondo-se na primeira época como melhor marcador da equipa. Falharia, porém, a repetição desse feito em 2011, deixando de ser uma prioridade para o clube neste defeso. Qualquer trajecto não deve ser analisado de forma "bruta", e, nesse sentido, assinalo 2 pormenores relevantes na análise. O primeiro tem a ver com a concorrência com que sempre teve de rivalizar: Chevanton e Vucinic no Lecce; Miccoli, Pazzini e Toni na Fiorentina; Del Piero e Trezeguet na Juventus; Crespo, Amauri e Giovinco no Parma. Não seria fácil para ninguém. O segundo tem a ver com o aproveitamento (refiro-me a golos marcados) em face dos minutos utilizados, que foi quase sempre bastante bom, em meu entender.

Perfil táctico/técnico - É curioso que, no caso de Wolfswinkel foi apontado como um avançado fixo quando as observações que fiz indicaram o contrário, e, agora, Bojinov era perfilado como um jogador móvel, podendo actuar até em posições exteriores, e os vários jogos que lhe vi indicam precisamente o contrário. Não posso garantir que o tenha sempre sido mas, no Parma, Bojinov mostrou, de facto, ser um jogador estritamente posicional. Diria, um jogador de nervos de aço, não se parecendo importar com a pouca participação no jogo, para apostar tudo no que acontece quando a bola chega à zona de área. Aqui, convém salientar alguns detalhes sobre o jogador. Primeiro, no jogo exterior, é um jogador que participa pouco, mas sempre de forma muito simples e com elevado grau de certeza para um avançado (ao contrário do que acontece com Postiga, por exemplo, que intervém muito mas frequentemente com aproveitamento pouco elevado ao nível de certeza em posse). Depois, um dos seus principais pontos fracos será a capacidade de trabalho defensivo, revelando pouca intensidade/agressividade na pressão. Aqui, fica a perder para qualquer dos elementos concorrentes. Quando a bola se aproxima da área, aí sim, Bojinov torna-se perigoso. É um excelente executante (especialmente com o pé esquerdo), mas, mais do que essa capacidade, tem a particularidade de ter um perfil de decisão muito talhado para as zonas mais próximas da baliza. Ou seja, raramente dá mais do que dois toques na bola, quer seja para combinar, quer seja para finalizar. Há, aqui, um pormenor que é importante referir dado o perfil que acabo de descrever: a estatura. Para um avançado posicional e de área, espera-se sempre uma estatura que permita discutir directamente os lances no jogo aéreo. Bojinov tem boa capacidade de choque (melhor do que Wolfswinkel e Postiga), mas não procura situações de jogo aéreo. Os seus movimentos vão sempre no sentido de conquistar espaços onde os centrais não estejam e não de os disputar directamente com estes. Assim, quando a linha defensiva está mais alta, Bojinov trabalha normalmente sobre o limite do fora de jogo. Quando, pelo contrário, esta baixa, o búlgaro faz movimentos contrários, solicitando passes atrasados onde tenha a oportunidade de finalizar de primeira.

Futuro no Sporting - Dada a especificidade do perfil do jogador, há vários aspectos que podem definir de forma antagónica o seu destino de verde e branco. Creio que Bojinov garantirá, com boa probabilidade, uma melhor produção goleadora (penaltis à parte) do que Postiga ou Wolfswinkel, se considerarmos o tempo de utilização, e se este for suficientemente dilatado para ser representativo. Resta saber, porém, se a equipa estará disposta a integrar um jogador como Bojinov ou como este reagirá se lhe for pedida uma função mais móvel. Outro aspecto importante a considerar é a forma como será percepcionado de forma mediática, especialmente se os golos não aparecerem rapidamente. Não só porque vive realmente para o golo, mas porque, tendo este perfil, tem também uma estatura pouco consentânea com aquilo que os adeptos habitualmente esperam para este tipo de jogadores. Esta especificidade de Bojinov pode ser uma ameaça porque não será fácil a equipa desenvolver rotinas para jogadores como Wolfswinkel ou Postiga e depois esperar um grande entrosamento com um jogador de características diferentes. Bojinov teria como cenário ideal uma estrutura de apenas 1 avançado e com a equipa a reconhecer e integrar no modelo os seus movimentos preferenciais, potenciando-os. Ora, até pelo seu atraso em termos de integração, isso pode não ser muito fácil de acontecer. Ainda assim, convém não subestimar este jogador, até porque o Sporting lhe deverá garantir muito mais condições para brilhar do que aconteceu na generalidade da sua carreira.
Ler tudo»

AddThis