8.6.11

Reforços 2011/12: Nuri Sahin (Real Madrid)

ver comentários...
No inicio da temporada fiz algumas observações no campeonato alemão, sobre as quais, e por não as ter terminado, nada publiquei. Aproveito, no entanto, alguns dados desse trabalho para dar a minha opinião sobre a recente aquisição do Real Madrid, Nuri Sahin.

De facto, não teria dúvidas em elege-lo como o melhor jogador do campeão, Borussia Dortmund, tratando-se de um dos médios que mais garantias dão para o futebol mundial, na próxima década. A sua contratação entende-se facilmente, se juntarmos três vectores: a sua qualidade, a sua juventude e a seu enquadramento táctico.

Em termos de características, trata-se de um médio canhoto, com boa capacidade de trabalho e notável qualidade técnica. Em particular, destaca-se a sua capacidade para verticalizar o jogo, sendo um jogador muitas vezes determinante por essa aptidão. O critério é, um pouco à imagem do futebol alemão, muito sólido e emocionalmente estável, no momento da decisão. Ainda assim, é provável que o critério seja, a par de alguns aspectos de ordem táctica, o principal desafio na adaptação de Sahin ao futebol do Real.

Parece-me importante notar o seu enquadramento táctico, sendo que Sahin vinha jogando numa estrutura de "duplo pivot", idêntica àquela que provavelmente encontrará em Madrid. Este dado retira grande dose de risco à aquisição e é muito provável, na minha leitura, que Sahin ganhe rapidamente o estatuto de titular, ao lado de Xabi Alonso.

Vídeo

AddThis