16.6.11

Reforços 2011/12: Alberto Rodriguez (Sporting)

ver comentários...
Aqui ficam alguns pontos de opinião sobre a contratação de Rodriguez pelo Sporting.

1- Em primeiro lugar, e não é novidade para quem vem acompanhando as minhas opiniões sobre o Sporting, não entendo que fosse prioritário o reforço da zona central da defesa. Aliás, seria o último dos sectores a que eu destinaria investimento, no caso do Sporting. As melhorias que o sector necessita vêm sobretudo de aspectos colectivos e, para isso, o novo treinador terá de ter um papel relevante.

2- Rodriguez é um jogador realmente forte em muitos aspectos, onde destacaria a capacidade de antecipação e a boa capacidade de marcação dentro da área, em situações de cruzamento. Para além disso - e aqui está uma segurança para Domingos - é capaz de jogar numa linha defensiva mais alta, ainda que não me pareça um jogador especialmente forte na recuperação.

3- O ponto fraco de Rodriguez, parece-me, é no jogo em posse, onde não acrescentará valor em relação às soluções existentes, podendo até vir a sentir algumas dificuldades em termos de risco, porque o assume frequentemente sem o melhor critério.

4- Em suma, no capítulo técnico, parece-me um bom reforço, capaz de discutir o lugar com os outros jogadores, e levando até alguma vantagem porque não precisará de adaptação ao modelo do novo treinador. Diria que é um jogador com características semelhantes a Polga (ou mesmo a Carriço), talvez não tão forte em antecipação e em posse, mas com mais capacidade de resposta em situações de contacto com avançados e também com melhor capacidade para jogar com espaço nas costas.

5- Há dois dados importantes na contratação. Primeiro o facto de ter sido em final de contrato, supondo-se ter tido baixos custos para o Sporting. Depois, o "cadastro" de lesões de Rodriguez, que é de tal forma preenchido que será obrigatório que o clube tenha especial cuidado com a composição do plantel. Este último ponto, diga-se, parece-me muito relevante, pela incerteza que, desde logo gera na formulação do plantel.

6- Em relação aos dados apresentados, referir que foram obtidos em jogos de elevado grau de dificuldade, pelo que não podem ser directamente comparados, por exemplo, com dados que já apresentei de centrais de outros clubes. Mas, e tal como está feito, é útil comparar com jogadores do mesmo clube...

AddThis