24.5.11

Porto - Guimarães (Redes de Passes)

ver comentários...
Foi aqui sugerido há uns dias numa caixa de comentários e, de facto, já é possível alguns exercícios curiosos de visualização de redes de passes. Aqui ficam alguns "cenários" da final da Taça, identificando a totalidade de ligações entre jogadores e as linhas mais comuns nos momentos de transição e organização.

A curiosidade está sobretudo no momento de transição, onde o Porto consegue uma grande ligação com os jogadores da frente e o Vitória é praticamente inexistente. Mas podemos também identificar alguns padrões de organização. Do lado do Porto, por exemplo, identificamos a utilização do guarda redes na gestão da posse, a saída estratégica do guarda redes para os corredores, ou a utilização dos médios como elementos de ligação, muito mais do que o "pivot" defensivo. No Vitória, a importância do duplo pivot (João Alves) e o recurso estratégico à acção de "pivot" de Edgar, muitas vezes de forma mais directa.

Fica a curiosidade (para quem a tiver), mesmo com o reconhecimento óbvio de que a parte gráfica da ferramenta a que recorri ainda é uma espécie de mistério para mim...

AddThis