24.5.11

Convocatória, Mourinho e Domingos (Breves)

ver comentários...
- Para que não se confundam pequenos detalhes com traves mestras, as possibilidades de sucesso de Paulo Bento e da Selecção não estão condicionadas por pormenores de convocatórias, pela escolha pontual de A ou B. Ainda assim, parece-me que há dois casos que indicam algo: 1) Beto, porque jogou regularmente nos últimos 2 meses, protagonizando algumas exibições decisivas e mesmo impressionantes, como contra Marítimo e Guimarães. 2) Liedson, porque, como escrevi ontem, se não é para contar com o jogador, não faria também sentido pré-convocá-lo.
Estes dois casos não serão os únicos discutíveis, mas merecem-me particular destaque por são flagrantes no que respeita ao momento e condição técnica dos jogadores. Ou seja, o que isto indica é que, para Paulo Bento, há métricas para além do critério técnico que contam para a composição do seu grupo. Se for assim, estou de acordo.

- Ontem não o referi, mas posso fazê-lo hoje. É um incómodo para inúmeras teorias de raciocínio invertido sobre o José Mourinho de hoje, que o "seu" Real Madrid termine a liga com 92 pontos e 102 golos. O registo ofensivo é avassalador, e não tem paralelo na carreira deste técnico, segundo consta, "cada vez mais defensivo". O registo pontual é também fantástico e apenas é superado pela sua primeira temporada no Chelsea.
Retirássemos o "fenómeno Barcelona" da equação e Mourinho seria hoje, e para todos, o treinador genial que sempre foi. Provavelmente, até, concordar-se-ia estar melhor do que nunca.
Numa cultura em que a inversão de raciocínio é a forma mais banal de se parecer inteligente, porém, haverá sempre quem ouse estender o exercício até ao limite...

- Foi o tema do dia: Domingos foi confirmado como treinador do Sporting. Não é surpresa para quem acompanha o que escrevo que penso ser uma boa notícia para o Sporting e para a própria competitividade da Liga. Ainda que a tarefa se adivinhe espinhosa, note-se. Mas reservo mais considerações para outra ocasião...

AddThis