9.1.11

Vitórias de Porto e Sporting (Breves)

ver comentários...
- No Dragão, o regresso previsível às vitórias. Como já tinha alertado, o calendário favorecia a reacção à primeira derrota. O primeiro passo está resolvido e dificilmente não terá seguimento num ciclo de jogos de grau de dificuldade teoricamente baixo. Relativamente ao jogo, parece-me uma vitória certa de uma equipa que não foi brilhante, que teve várias alterações forçadas, mas que também criou mais do que suficiente para justificar um triunfo tranquilo. Nota para a comemoração do último golo. Se dava para perguntar o porquê da preferência por Hulk no meio em vez da simples utilização de Walter, os festejos efusivos deixam claro que há uma aposta especial em James Rodriguez.

- Em Alvalade, Paulo Sérgio continua a não fazer de Valdés uma prioridade para a zona central. No meio do azar de uma lesão, pode dizer-se que o azar de Postiga terá sido a sua maior sorte. Não que o Sporting não pudesse ganhar com Postiga em campo - isso nunca saberemos - mas porque se o jogo se definiu nos 2 rápidos golos conseguidos pelo Sporting, esses golos aconteceram nas alterações que essa substituição forçada implicou. Uma vitória que pareceu poder ser brilhante, mas que acabou por não o ser, acabando por valer sobretudo pela importância que os 3 pontos têm na consolidação de um terceiro lugar que até aqui pareceu tudo menos estar garantido para o Sporting.

- Relativamente ao Braga, era um jogo que, sendo difícil, poderia representar muito em termos de recuperação do campeonato. Para mais, a equipa tinha as melhores condições desde há muito para conseguir esse bom jogo, com a disponibilidade dos jogadores mais importantes e a sequência vitoriosa com que chegara a Alvalade. Uma má fase e os 2 golos sofridos deitaram tudo a perder para a equipa de Domingos. Ao Braga - que não fez um mau jogo em termos globais - não há outro caminho que não seja a continuidade e a procura de uma estabilidade e consistência durante muito tempo perdidas. Mesmo que, no campeonato, a aproximação aos "grandes" seja já uma miragem.

AddThis