12.12.10

Benfica em frente, Domingos e a Argentina (Breves)

ver comentários...
- Ganhou o Benfica, e a surpresa é apenas a facilidade com que o conseguiu. O Braga foi aquilo que não era há muito: vulgar. Não teve qualidade, não teve intensidade, nem confiança. O Benfica, dentro daquilo que chamo "qualidade natural", foi mais do que suficiente e o 2ºgolo apenas tardou tanto porque a equipa, de facto, não vive um bom momento de confiança.

- Sinais distintos, novos e distintos estavam reservados para a conferência de imprensa dos treinadores. No Benfica, e pela primeira vez, Jesus colocou o foco na confiança como problema fundamental da equipa e aspecto condicionante das vertentes técnico-tácticas. Cá estaremos para ver se o diagnóstico terá consequências, mas este não pode deixar de ser um ponto positivo na análise do treinador.

- No Braga, Domingos, tal como Jesus, vem de encontro a uma ideia que venho defendendo desde o inicio de época. O Braga não é, não pode ser e, sobretudo, não se pode assumir como um "grande", como um candidato. O momento é mau. Desportivamente, perderam-se demasiados jogadores e, sobretudo, estes perderam confiança nas suas próprias capacidades e na força da sua proposta. Nenhum jogo terá sido tão claro como este. A outro nível, as posições de treinador e presidente dão sinais de uma divergência preocupante. Será que a candidatura ao título foi uma estratégia da direcção? Será que a não renovação de Domingos, por opção, está a ser equacionada como o melhor caminho? Numa coisa continuo acreditar: Domingos é o melhor e mais valioso activo do Braga, merece um "grande", maior do que o Braga, e duvido que falhe uma vez lhe seja concedida essa oportunidade, seja lá onde for. Veremos...

- Na Argentina: "Estudiantes Campeón!" Sem surpresa, venceu na linha de meta o Velez. Os de La Plata são mais consistentes e isso foi decisivo. Desabato, o comandante. Rojo, a revelação. Braña, o trabalhador. Verón, o carimbo. Gaston Fernandez, o talento. Perez, a ligação. No Velez, porém, mora a melhor linha da frente. "Tanque" Silva (ex-Beira Mar) é um guerreiro e finalizador notável. Cristaldo, um jovem que já destaquei. A revelação, porém, está-me a encantar aos 25 anos (por onde andou?!): Juan Manuel Martinez, um avançado móvel, de estilo pouco apelativo ("burrito") mas que tem uma capacidade técnica rara, pela forma como domina e foge à marcação. Raro, muito raro. É um exagero, obviamente, mas vejam só o golo que marcou esta noite:

AddThis