21.10.10

Como o Benfica perdeu em Lyon (Vídeo)

ver comentários...
Os exemplos começam a ser tantos e tão repetitivos, que quase se pode começar a pensar numa colectânea. De facto, na linha do que escrevi ontem, o "caso" de Lyon foi apenas mais um. Naturalmente agravado pela agressividade e qualidade da oposição, mas apenas mais um.

Adivinha-se, como sempre, uma crucificação individual dos jogadores que erraram, com Martins e Gaitan - especialmente este - à cabeça. Será mais um erro de diagnóstico. Sem tirar responsabilidade individual a quem protagoniza cada perda, basta ver a primeira jogada do jogo para perceber que a equipa não estava devidamente alertada para o risco que representava o pressing francês. Os erros podem emergir na forma individual, mas o erro é colectivo.

Duas notas finais. A primeira para o 4-4-2 clássico tentado por Jesus. De que adianta mudar o sistema se o foco estratégico se revela mal calibrado logo na primeira jogada? A segunda para um pormenor na expulsão de Gaitan. É óbvio que cabe ao argentino a responsabilidade dominante, mas não dá para deixar de notar a precipitação de Roberto ao libertar num colega pressionado e de costas para o jogo. Mais uma evidência de que no Benfica - e apesar da qualidade táctica do seu modelo - a rapidez continua a merecer prioridade sobre o critério.

AddThis