7.12.09

Benfica - Académica: Normal e... cruel

ver comentários...

Pode parecer estranho, mas se tivesse de destacar um aspecto fundamental para a vitória encarnada, não hesitaria em apontar para a eficácia. A goleada não apaga a qualidade do jogo da Académica, que facilmente classificaria como a melhor equipa na Luz este ano. Bastante melhor do que o Vitória, por exemplo. É claro que do outro lado esteve uma equipa não só tremendamente forte em termos tácticos, mas também com uma qualidade individual drásticamente diferente. E foi precisamente isso que desequilibrou um jogo que no resto esteve invulgarmente equiparado, pelo menos até ao desistência estudante. 2 ocasiões nos primeiros 30 minutos, 2 golos... e que golos!

Sobre o Benfica, não há muito a acrescentar. Repito, aliás, a ideia que deixei no rescaldo do derbi. Ou seja, apesar das do mérito do adversário, o Benfica provou, de novo, ser uma equipa fortíssima. A goleada, pelo que escrevi acima, parece-me exagerada e injusta, mas faz também sobressair a enorme qualidade dos jogadores encarnados. Em particular, Saviola, que já destaquei, a par de Aimar, como o mais importante deste Benfica. Aliás, se Aimar tem uma importância mais abrangente em termos tácticos, Saviola é-o mais no que respeita à organização ofensiva da equipa. Quando não aparece, a equipa cai muito e quando está inspirado... é que se vê.

Quanto à “briosa”, volto a elogiar enormemente o trabalho de Villas Boas. Fantástica organização táctica, com um pressing ligeiramente diferente daquele que impressionou no Dragão, mas também com grande qualidade. Jogadores sempre próximos, reactivos e agressivos, sabendo bem as zonas a ocupar. Com bola, igualmente impressionante, revelando grande lucidez colectiva em posse, sabendo por onde sair e como sair a jogar. Claro que tudo é muito difícil contra uma equipa com a qualidade do Benfica, claro que os golos fizeram a equipa quebrar radicalmente em termos anímicos, mas isso não apaga nada. Deixo 2 prognósticos. Dificilmente esta equipa não acabará na metade de cima da tabela e dificilmente Villas Boas não estará em breve num “grande”.

Ler tudo»

AddThis