27.11.09

Belluschi, um problema... genial!

ver comentários...
O jogo contra o Chelsea agudizou o mistério Belluschi. Responsável pelos raros rasgos portistas, mas igualmente fortemente associado à impotência do meio campo para se impor no jogo. Belluschi não é bom... é genial! Mais do que isso, a sua arte, ao contrário de outros animadores de plateias, tem na baliza um elemento essencial. É nela que se inspira. O problema é que Belluschi vive quase exclusivamente para a especificidade do seu talento e quando está longe da sua inspiração – a baliza – torna-se num problema muito mais do que uma solução.

Um erro de casting táctico. Belluschi não é um Meireles, um Guarin ou mesmo um Lucho. Não tem intensidade nem agressividade sem bola, não tem vocação para ter a bola a 50 metros da baliza, nem disponibilidade para se dedicar a tão larga franja de terreno. Mas se lhe derem os últimos 25 metros, se fizerem dele aquilo que os italianos chamam de “trequartista”, então acumulará golos e assistência em quantidade bem superior a qualquer um dos 3 nomes que atrás referi. Como médio no actual 4-3-3... duvido muito.

Jesualdo, como sempre, acreditou no milagre do treino e da sistematização. É a sua natureza, a sua fé. Mas Belluschi já vai a meio da sua viagem pelo mundo do futebol e carrega um código genético demasiado vincado para ser facilmente moldado. Jesualdo está a tentar que o Porto mude Belluschi, mas se calhar o melhor mesmo seria tentar encontrar uma maneira de fazer com que Bellsuschi mudasse o Porto. Digo eu...


Ler tudo»

AddThis