20.7.09

Sporting 09/10: Considerações tácticas de uma pré época pobre...

ver comentários...
Não houvesse tanta estabilidade no actual elenco leonino e o inicio de época poderia ser verdadeiramente preocupante. As 2 derrotas terão, na minha opinião, explicação primária na carência de um aspecto que pode oscilar de forma particularmente invulgar na pré época e que, normalmente, tem um peso enorme na definição deste tipo de partidas. A intensidade competitiva. O passado, porém, diz-nos que esta equipa do Sporting tem capacidade e consistência suficiente para ressurgir à altura das exigências quando isso for necessário, mas há aspectos que merecem reflexão em termos tácticos, numa pré época que, mesmo descontando os resultados, tem sido francamente pobre por parte do Sporting.


Previsibilidade táctica?!
Uma das criticas mais comuns e, digo eu, mais básicas que se apontam ao Sporting é a manutenção do sistema táctico, por alegadamente gerar previsibilidade. É uma afirmação totalmente falsa em futebol, seja para o Sporting ou outra equipa qualquer. A imprevisibilidade no futebol faz-se pela qualidade dos processos e não pela volatilidade dos sistemas tácticos. Aliás, uma equipa que varie constantemente de sistema será provavelmente muito mais previsível do que uma outra que seja fiel a uma só estrutura. Isto porque a qualidade colectiva vem da (boa) sistematização de processos e para que tal aconteça é normalmente aconselhável que não se varie muito a estrutura táctica. E nem é preciso dar exemplos de equipas “imprevisíveis” que actuam há anos com o mesmo sistema...

Laterais
Uma das ideias muito generalizada é que uma equipa para jogar em losango necessita de ter laterais ofensivos. Isto não é, como quase tudo em futebol, uma verdade absoluta. Muito pelo contrário. Tudo depende da dinâmica dos médios e avançados.
Ainda assim, os laterais são hoje, e no futebol moderno, uma forma fácil de mudar o foco estratégico das equipas em campo. Isto pode ser facilmente comprovado pelas diferenças que o próprio Sporting sofre, se tiver, por exemplo, Pedro Silva ou Caneira em campo. A verdade é que estas posições voltaram a não ser particularmente reforçadas pelo emblema verde e branco. Fica-me a dúvida se tal se deve, ou não, às conhecidas dificuldades financeiras do Sporting, mas tenho a convicção de que a equipa fica muito melhor servida se tiver em campo pelo menos um lateral de vocação mais ofensiva.

Matias Fernandez
A qualidade colectiva está sempre acima de um simples ajuste individual e, como referi, o problema principal do Sporting nestes primeiros jogos foi a intensidade competitiva (concentração e agressividade) e não qualquer lapso táctico. Ainda assim, é precisamente em Matias Fernandez que reside o maior equívoco táctico do Sporting 09/10. Acção do chileno como 10 tem sido contra producente em termos colectivos. Limitado à zona central, Matias fica preso ao espaço entre linhas, sobrecarregando uma zona que deve estar livre para que outros possam aí aparecer e dificultando a sua própria acção, passando a receber de costas e não potenciando minimamente a sua capacidade de explosão. Por outro lado, esta é uma posição importante para a pressão e aí Matías também se tem revelado ainda pouco útil.
É possível que o chileno possa evoluir dentro da função e esse parece ser o plano de Paulo Bento, mas, francamente, tenho muitas dúvidas que isso aconteça. Antecipo mais a hipótese de que, se o seu papel não for alterado, Matías acabe por ter um rendimento abaixo do esperado, em prejuízo do próprio e, mais importante, da própria equipa.

Lesões
O Sporting de Paulo Bento já conquistou títulos e esteve por mais do que uma vez perto do seu principal objectivo. Tudo isto torna legítimo o raciocínio de que se conseguir ser um pouco melhor, o Sporting terá tudo para, finalmente, chegar ao final em primeiro lugar. A falta de capacidade para se reforçar é geralmente apontada como um entrave importante a estas aspirações. Eu arriscaria, porém, que para conseguir retirar mais do que tem o Sporting precisa primeiro de ter menos problemas com aspectos físicos. Izmailov, por exemplo, fará neste momento mais falta do que qualquer potencial reforço...


Ler tudo»

AddThis