15.7.09

O Brasileirão, 10 jogos depois

ver comentários...
10 jogos completados no Brasileirão e todas as expectativas foram confirmadas em relação a esta prova. Imprevisibilidade, equilíbrio, qualidade individual e... muitas trocas de treinador. O balanço dos favoritos, entretanto, também deve ser revisto. Não só pelas diferenças pontuais que a prova leva actualmente, mas também pelas “cambalhotas” que as equipas entretanto já deram. Aqui ficam alguns destaques...


O candidato: Internacional de Porto Alegre
O inicio de campeonato confirmou o grande elenco do ‘colorado’ que agora beneficia também das trapalhadas do São Paulo e Palmeiras e também da focalização do Cruzeiro na Libertadores. Apesar de ter de confirmar alguma consistência, parece-me merecer o estatuto de principal candidato.

O melhor: Corinthians
Tendo em conta todas as competições, provavelmente, o Corinthians é a equipa que melhor futebol apresenta. Está nesta altura a meio da tabela mas vejo o ‘Timão’ como um dos mais sérios candidatos ao título.

A surpresa: Atlético Mineiro
O cenário repete-se para Celso Roth, mas em clubes diferentes. Depois de ter liderado durante várias semanas o Brasileirão 2008 no comando do Grémio, agora faz o mesmo no Atlético Mineiro. A fórmula de sucesso não é diferente, sendo uma equipa muito concentrada e competitiva que sabe exactamente o que quer dos jogos. A questão será até que ponto poderá o sonho do “galo” ser levado até ao fim. Pessoalmente não acredito no título, mas a qualificação para a Libertadores é muito provável.

A desilusão: São Paulo
Claramente um dos melhores planteis do campeonato, com uma das melhores estruturas do país, tinha tudo para não cair na situação em que está. Sem treinador e sem rumo à vista, o São Paulo perdeu muito mais do que pontos nestes 10 jogos. Dificilmente entrará, sequer, na luta por um lugar na Libertadores em 2010...

Os craques (1 por equipa):
- Diego Tardelli, avançado (Atl.Mineiro)
- Nilmar, avançado (Internacional)
- Wallace, defesa central (Vitória)
- Keirrison, avançado (Palmeiras)
- Pedrão, avançado (Barueri)
- Rever, defesa central (Grémio)
- Adriano, avançado (Flamengo)
- Ronaldo, avançado (Corinthians)
- Rafael Toloi, defesa central (Goias)
- Ricardo Conceição, médio (Santo André)
- Madson, médio (Santos)
- Dutra, defesa (Sport)
- Marcio Azevedo, lateral esquerdo (Atlético Paranaense)
- Miranda, defesa central (São Paulo)
- Pedro Ken, médio (Coritiba)
- Kleber, avançado (Cruzeiro)
- Victor Simões, avançado (Botafogo)
- Fred, avançado (Fluminense)
- Gilmar, médio (Nautico)
- Muriqui, avançado (Avai)

Melhor jogo: Santos 2-3 Atlético Mineiro


Ler tudo»

AddThis