18.6.09

Sugestão de mercado: Sebastian Coates

ver comentários...
Há algumas semanas avancei como hipótese de termos o Nacional de Montevidéu como uma das surpresas da Copa Libertadores e há algum tempo que venho alertando para uma óptima geração de jogadores uruguaios a despontar. Pois bem, o Palmeiras é a mais recente vitima dos uruguaios, que já estão nas meias finais da mais importante competição de clubes do continente Sul Americano. Já tenho falado aqui de Lodeiro, mas há mais jogadores muito novos a aparecer neste clube. Um deles é o “patrão” da defesa e tem... 18 anos! Como qualquer aposta de futuro, teria algum risco, mas Sebastian Coates, não sendo um jogador feito, é seguramente um dos mais promissores defesas centrais da sua geração.

Para começar, importa referir que a afirmação precoce de Sebastian Coates passa muito pela sua invulgar estampa física. A importância do físico nos centrais é, de resto, um dos motivos que explicam ser tão raro um defesa central ser figura de proa numa idade tão tenra. Mas os quase 2 metros (1,96m) de Coates estão longe de ser o motivo de tanto entusiasmo em torno do jogador. É que Coates revela personalidade e uma leitura do jogo perfeitamente invulgar para a idade, permitindo-lhe antecipar muito bem os tempos de abordagem às jogadas, tornando-o quase sempre num jogador decisivo defensivamente e muito para além do jogo aéreo. A sua agilidade, para um jogador tão alto, é também assinalável. A Coates será agora importante aprender e assimilar conceitos tácticos mais próximos do que acontece na Europa, já que no Uruguai e na América do Sul a forma colectiva de defender é manifestamente diferente. Se essa evolução for boa, não tem como Coates não se tornar num dos mais fortes defesas centrais do futebol mundial.

O Nacional tem apenas 70% dos direitos de Coates que é hoje um jogador muito bem cotado, mas cujos 30% foram transaccionados, há 6 meses, por... 180 mil dólares! O mercado uruguaio é muito acessível, mas o problema é que o tempo deverá inflaccionar substancialmente o preço do jogador. A final da Libertadores é agora bastante provável e há ainda o Mundial de sub 20, onde, arrisco eu, tem grandes hipóteses de brilhar...



Ler tudo»

AddThis