23.6.09

Sugestão de mercado: Carlos Alberto

ver comentários...
Ficou com o seu nome precocemente ligado à história do futebol português, mais particularmente do Porto, depois de ter sido o “joker” de Mourinho na triunfante campanha da Champions League em 2004. Quando marcou aquele golo que abriu a caminho à vitória portista na final de 2004, Carlos Alberto tinha apenas 19 anos. O seu talento era inegável aos olhos de toda a Europa e parecia certo que ali estava uma figura para andar durante muito tempo entre os mais prestigiados palcos europeus. A irreverência do talento tinha, no entanto, um lado negativo e o seu carácter acabou por impedir que tivesse um crescimento coindicente com o talento. Vinculado ao Werder Bremen e com o empréstimo ao Vasco da Gama a terminar, a pergunta que se coloca é se este será o ‘timing’ certo para dar uma nova oportunidade ao talento.

Depois do Porto, Carlos Alberto brilhou ainda no Corinthians, onde foi campeão em 2005. A sua dependência da inspiração individual determinou que permanecesse irregular e foi um desses momentos baixos que ditou o conflicto com Emerson Leão, abrindo as portas da saída do Corinthians. Depois de uma passagem pelo Fluminense foi contratado pelo Werder Bremen, mas a aposta foi um total falhanço, com o jogador a ter muitas lesões e não se afirmar no futebol alemão. Carlos Alberto terá tido aí o seu ponto mais baixo. Seguiram-se depois empréstimos a clubes brasileiros onde não evitou novos conflitos pessoais, mas onde também foi parecendo progressivamente mais maduros. Foi assim no Botafogo e sobretudo mais recentemente no Vasco da Gama. Actualmente é capitão de equipa e dá toda a ideia de ser um jogador bem mais maduro, apesar de ter ainda 24 anos.

Para além do risco dos recorrentes problemas pessoais por que foi passando, Carlos Alberto tem ainda a particularidade de ser um jogador, mais do que brasileiro, tipicamente carioca. Ou seja, defende e trabalha pouco em campo, limitando-se quase exclusivamente a guardar-se para os momentos ofensivos.

Estes são os riscos de uma aposta num valor de inegável potencial e que parece poder ter agora maior maturidade. O Vasco tem como prioridade renovar o empréstimo do jogador e o Bremen dificilmente impedirá tal destino. A não ser, claro, que apareça um intruso europeu...




Ler tudo»

AddThis