22.5.09

Newcastle, no topo dos 'gigantes' sob ameaça

ver comentários...
O fim de semana futebolístico definirá muitas questões que certamente marcarão o final e o começo de trajectos relevantes em equipas dos mais variados países. Entre possíveis campeões e eventuais despromovidos, há um caso que merece particular destaque. Pela importância do clube e pelo carácter estranho de um trajecto que não se resume a esta temporada desportiva. Refiro-me ao Newcastle United. Os ‘Magpies’ têm a esperança depositada na veia goleadora de Cristiano Ronaldo e Anelka para que Manchester e Chelsea possam dar uma ajuda, batendo Hull e Sunderland. Na verdade, bastará um, já que o Newcastle é a primeira equipa abaixo da linha de água. O problema, arrisco eu, é que a deslocação a Villa Park poderá não ser o mais fácil dos desafios para pontuar. Caso o pior cenário se confirme, o futebol inglês verá tombar um 'gigante' que há muito anda a cambalear...


O estranho trajecto dos ‘Magpies’ na Premier League
Quando chegou à Premier League, em 1993 o Newcastle pareceu tornar-se num caso de ascensão meteórica, tornando-se rapidamente numa das equipas de topo da Premier League. Assim foi nos primeiros anos, sob o comando do mítico Kevin Keegan. Contrataram-se estrelas como Ginola, Les Ferdinand, Asprilla, Shearer ou o defesa Phillipe Albert e os ‘Gagpies’ chegaram mesmo a parecer campeões anunciados em 1995 quando lideraram a Premier League até perto da fase final. Essa temporada acabaria em grande frustração mas a verdade é que, olhando para trás esses só podem ser vistos como tempos dourados. No final da década de 90 o Newcastle começou a transformar-se num e estranho caso de aversão ao sucesso. O investimento nunca faltou. Contrataram-se múltiplos jogadores e treinadores mas a tendência foi sempre de queda, podendo, 16 anos depois, regressar ao segundo escalão do futebol inglês.


Outros casos sob ameaça
Noutros campeonatos também há históricos ameaçados. Em Portugal, claro, o Belenenses pode regressar a um segundo escalão que não se adequa, nem ao seu historial, nem à qualidade do seu plantel. Em Itália, o outrora gigante Torino pode regressar a um escalão por onde andou durante muito tempo. Para já, a equipa está fora da zona de despromoção, mas restam 2 jornadas e apenas 1 ponto de vantagem. Em Espanha, o cenário já esteve pior para o Bétis que será, provavelmente, o caso mais parecido com o do Newcastle, dada a capacidade de investimento e a incapacidade de obter resultados em consonância com a qualidade dos seus jogadores. Finalmente, em França outro caso estranho. O Saint-Etienne, histórico campeão francês, parecia ter reencontrado o caminho correcto, chegando longe na Uefa e compondo uma equipa com inegáveis talentos, onde se destaca o ponta de lança Gomis. A verdade é que a 2 jornadas do fim, a ex-equipa de Platini está apenas 1 ponto acima da linha de água.


Os bons tempos do Newcastle de Keegan. 5-0 ao Man Utd



Ler tudo»

AddThis