20.4.09

Guimarães – Sporting: pelo caminho mais improvável

ver comentários...
Para mim este foi um desfecho inesperado, não pelo resultado em si, mas pela forma como ele foi obtido. Isto porque este era um jogo em que tipicamente a equipa que chegasse ao primeiro golo obteria grande vantagem no jogo. Pode parecer paradoxal com o que se passou, mas creio que esta ideia se confirmou em absoluto no jogo.

Jogo de 3 partes
- Uma primeira, até ao golo do Vitória. Aqui o jogo foi mais dividido onde qualquer equipa poderia ter chegado à vantagem, mas onde foi o Sporting, claramente a estar mais próximo de o conseguir. O facto do Vitória não assumir uma estratégia mais calculista permitiu que a maior qualidade do Sporting viesse ao de cima, contando ainda com uma invulgar capacidade nos lances de bola parada. O jogo estava aberto, no entanto, e nesse aspecto não se pode dizer que o 1-0 tivesse sido uma surpresa total. Sobre esse lance, que nasce de uma bola longa vimaranense, destaque para a qualidade do cruzamento e para a capacidade de Roberto – não creio que outro avançado da liga chegasse áquela bola. Na defensiva do Sporting, discordo de algumas criticas que ouvi e apenas criticaria o facto da linha defensiva não ter sido mais alta, permitindo que Roberto estivesse em jogo.

- A segunda parte tinha tudo para conduzir o jogo até uma vitória Vimaranense. Melhor o Vitória, assumindo uma estratégia mais inteligente e que condicionava também muito o Sporting. Nesse período sentiu-se claramente o efeito psicológico do golo no jogo, desequilibrando os níveis de confiança e ansiedade dos jogadores, com o Sporting a acusar claramente a situação, para mais num ambiente adverso. O 2-0 era bem mais provável que o 1-1 nesta altura, pela perigozidade das transições do Vitória. O futebol no entanto, teria outra história para contar.

- O 1-1 surgiu da única forma possível. De bola parada. É curioso porque, sem ter alterado estratégias, esse golo teve um efeito mental enorme no jogo, invertendo de novo os níveis de confiança e crença. O Sporting apelou aí a toda a alma que a sua equipa inegavelmente tem e resgatou um golo que tem uma dupla de heróis mas que é também a prova da fragilidade defensiva e mental deste Vitória que deixou escapar um jogo depois de ter conseguido o mais difícil.

AddThis