5.3.09

E o próximo clube de Jesus é...

ver comentários...
Benfica – 9% (14 votos)
Porto – 31% (47 votos)
Sporting – 32% (48 votos)
Nenhum destes – 26% (40 votos
)


Foi esta a distribuição das 149 respostas à pergunta “qual o próximo clube de Jorge Jesus?”. A única coisa que parece clara pelos resultados é que pouca gente acredita que o Benfica será o destino do treinador do Braga. De resto, todas as outras possibilidades estão muito equitativamente votadas, sendo abusivo tirar grandes conclusões com tão pequena diferença. O facto mais curioso desta votação é, na minha opinião, a expressiva votação da opção “Nenhum destes”, sobretudo tendo em conta a forma expressiva como Jesus havia sido o mais votado na última votação sobre qual seria o treinador mais apto a treinar um grande.


Percebe-se claramente que o Benfica é um destino improvável. Primeiro porque Quique tem um contrato de mais anos e que só muito dificilmente será interrompido, até pelos valores envolvidos. Depois, claro, porque no Benfica não a tradição de apostas consistentes em treinadores portugueses. Porto e Sporting afiguram-se, por isso, como destinos bem mais prováveis, tanto mais que ambos têm treinadores em final de contrato. A minha leitura, no entanto, é simples e pende claramente para o lado do Porto como destino provável. O perfil encaixa perfeitamente no tipo de treinadores que Pinto da Costa tem preferido desde que se tornou presidente. Aliás, na minha opinião saber escolher treinadores é um dos grandes méritos do percurso do presidente portista, ganhando claramente à concorrência. Depois, há o indicio de que Jesualdo não continuará. Não é um tema muito abordado pela imprensa, mas o facto de Jesualdo não ter ainda renovado é um sinal claro de que o mais provável será a mudança de ciclo. Isto porque, no Porto, as renovações acontecem sempre por antecipação e não no final da época desportiva. Finalmente, o não pouco relevante detalhe das boas relações entre Braga e Porto e os rumores de que já terão existido contactos para que a mudança fosse uma realidade. Mais uma vez, estas coisas são normalmente resolvidas por antecipação e esse deverá ser o caso.

O Sporting poderia ter uma palavra a dizer, mas os “leões” estão mergulhados num processo eleitoral que condicionará claramente o inicio de época, não estando qualquer candidato (ainda inexistente) na condição de negociar neste momento com quer que seja. Assim sendo, para Jesus um adiamento de resposta a um eventual convite portista seria colocar em risco a oportunidade que qualquer treinador português deseja um dia ter e, por tudo o que expliquei, o destino de Jesus parece-me mais do que certo.

AddThis