7.1.09

Quique Flores: onde acabará esta montanha russa?

ver comentários...
Quique Flores está viver o seu pior período em Portugal. Recebido como poucos, mesmo estrangeiros, foi elogiado por quase todos, comparado a Eriksson e tolerado na hora dos primeiros deslizes. Hoje, porém, Quique vive um período de transição em termos de popularidade. A actual tendência de resultados é negativa e houve uma entrevista que, aparecendo no pior timing possível, não ajudou em nada.

Não posso, ao ler essa entrevista, deixar de recordar o que escrevi na altura em que o treinador foi anunciado como a escolha encarnada. De facto, de lá para cá, o trajecto de Quique Flores tem confirmado que, apesar da competência dos métodos, e da frieza com que analisa as situações, é mesmo muito difícil ser-se uma mais valia em Portugal. Apesar de normalmente desvalorizarmos o que temos e, até, termos uma liga desequilibrada em termos de valores individuais, a verdade é que o futebol português é duro e difícil. Um dos aspectos em Quique tem claramente falhado é no aspecto táctico, incapaz de corrigir detalhes do seu modelo que vêm prejudicando a equipa desde o inicio da temporada (e que tantas vezes foram aqui abordados). Esse será, talvez, o aspecto em que treinador mais tem desiludido as expectativas que inicialmente tinha. Já no que respeita à sua visão sobre o desafio que tem no Benfica (abordado na tal entrevista) e à constante alusão à necessidade de ter mais qualidade individual, não há nada de surpreendente.

Quique passará agora por um período muito importante. A sua perda de popularidade poderá tornar-se num inimigo sério e um obstáculo à estabilidade emocional da própria equipa caso se transforme em níveis de pressão demasiado elevados. É por isso que é fundamental que a equipa recupere rapidamente o caminho das vitórias e, sobretudo, não permita o aumento da distância pontual para o líder. No futebol, já se sabe, as opiniões são uma montanha russa e se é verdade que Quique nunca passará a ser um treinador diferente do que é, também é um facto que pode muito bem ainda terminar a época, de novo, como o herói de muitos.

AddThis