22.1.09

Eduardo "Toto" Salvio, a primeira confirmação do Sudamericano sub 20

ver comentários...

O Sudamericano sub20 é uma prova pródiga em revelações surpreendentes. É uma característica de um torneio não muito mediático, mas muito interessante do ponto de vista da prospecção de talentos. Claro que hoje, mais do que nunca, é difícil surpreender. Os principais clubes têm olheiros em todo o lado e, levando ao exagero, pode dizer-se que o talento é descoberto antes mesmo de começar realmente a jogar. Por isso vários jogadores neste torneio têm pertencem já a clubes europeus (casos, por exemplo, de Luiz Paez e Urretaviscaya).

Os primeiros jogos revelaram algumas exibições interessantes, mas há uma que destaco em particular. Não é uma surpresa, é a revelação do Apertura Argentino. Eduardo “Toto” Salvio, do Lánus. O seu impacto a nível doméstico já o tornou famoso na Europa, particularmente em Itália onde foi falado como hipótese para alguns clubes. No embate inaugural na prova, Salvio confirmou estar um degrau acima dos demais e foi o destaque evidente do jogo, apesar da desilusão colectiva que foi a Argentina.

Salvio é mais um jogador “à Messi”, embora concorde com algumas análises que o aproximam mais de Lavezzi. Um jogador fortíssimo no 1 contra 1, explosivo a sair do drible e com um centro de gravidade baixo. Tem, depois, uma excelente capacidade técnica e definição, capaz de aparecer em zonas de finalização, apesar de partir normalmente da direita. Salvio não será seguramente barato mas um valor muito seguro. Vê-lo na Europa é, provavelmente, uma questão de meses. Seria curioso, até porque se fala nisso, vê-lo ao lado de Lavezzi no Nápoles.

Resumo do Venezuela 1-1 Argentina

AddThis