14.1.09

8 potenciais "Bola de Ouro"

ver comentários...
A gala da FIFA confirmou o esperado e agora já se pensa em quem será o próximo da lista. Por estes dias poucos são os que duvidam do carácer impar da genialidade de Messi, fazendo dele o principal candidato à próxima eleição, tanto mais que faz parte da equipa que mais tem convencido a Europa em 08/09, sendo um vencedor anunciado da Liga Espanhola e provavelmente o mais sério candidato à vitória na Champions. Messi e Ronaldo, aliás, são 2 nomes que pela juventude e qualidade ameaçam poder dominar o futebol mundial durante alguns anos. Para os 2 há ameaças distintas. No caso de Messi, claro, o aspecto físico e as lesões. No caso de Ronaldo, o lado psicológico e a forma como se auto motivará para novos desafios com tanto ruído em seu redor. A estes junto ainda Ibrahimovic numa lista restrita de jogadores que nesta altura me parece pouco capaz de lhe ver fugir as maiores distinções a título individual nos próximos 2-3 anos.

Ao mesmo tempo que faço referencia a uma lista elaborada pelo ‘Times’ com as 50 estrelas emergentes, deixo a minha lista de 8 jovens estrelas que poderão num futuro próximo explodir para um nível de “Bola de Ouro”.

Alexandre Pato (Milan, 19 anos) – O seu talento precoce foi de tal forma evidente que o fez chegar bem cedo ao topo do futebol mundial. Pato é hoje um titular do Milan, revelando para além do talento, grande maturidade na forma como tão depressa se afirmou num futebol tão diferente daquele em que jogava. A idade e o talento fazem pensar que mais tarde ou mais cedo se tornará na primeira figura de uma equipa composta por inúmeras estrelas.

Karim Benzema (Lyon, 21 anos) – O que é que Benzema está ainda a fazer em França é um mistério para mim. O ‘Championnat’ é uma das 5 maiores ligas do mundo mas, ainda assim, é demasiado modesta para a qualidade do avançado que impressiona quase todas as jornadas. O preço tem sido um entrave para o salto para um grande europeu. Tenha Benzema o destino certo que o seu impacto poderá muito bem ter um efeito estrondoso no futebol mundial.

Bojan Krkic (Barcelona, 18 anos) – São inevitáveis as comparações com Messi. Pelas características físicas e técnicas e pelo prodígio que muito cedo nele se reconheceu. O Barcelona é outro ponto em comum e quem sabe não poderá em breve fazer uma dupla temível com Messi no Barça. Tal como Messi, Krkic passa por um processo de crescimento que provavelmente terminará com a afirmação do espanhol como um dos melhores do mundo.

Sérgio Aguero (Atlético Madrid, 20 anos) – “El Kun” é já hoje a grande estrela do Atlético de Madrid e uma das maiores da Liga Espanhola. É um prodigio do futebol argentino que, ao contrário de Messi, cresceu no seu país e que, por isso, teve um processo de adaptação mais lento ao futebol europeu. Aguero é já um craque mas sente-se que existe potencial para subir ainda mais degraus rumo à elite do futebol mundial.

Theo Walcott (Arsenal, 19 anos) – É a grande esperança do futebol inglês. A sua velocidade e técnica fazem dele um jogador desconcertante e desequilibrador. Walcott tem nas lesões um grande obstáculo que leva também a pensar numa outra promessa inglesa que não confirmou o potencial que um dia revelou: Michael Owen. Walcott tem de fintar as lesões e encontrar a melhor forma de evoluir num futebol inglês bem diferente daquele que Owen encontrou. O tempo dirá até que ponto chegou.

Yohan Gourcuff (Milan, 22 anos) – É o mais velho da lista mas nem por isso deixa de merecer uma grande atenção. Gourcuff foi desde cedo visto como um prodígio e um herdeiro de Zidane. Por isso foi contratado pelo Milan onde, no entanto, falhou. A sua actual passagem no Bordéus tem revelado todo o potencial do jogador e, de facto, muitas semelhanças com a forma como Zidane tratava a bola. Se tivermos em conta que Zidane só saiu de Bordéus aos 24 anos e que a sua primeira internacionalização aconteceu com 22 anos, então não há motivos para perdermos esperança em Gourcuff.

Mario Balotelli (Inter, 18 anos) – “Super Mário” é um fenómeno facilmente identificável. A sua potencia física aliada às qualidades técnicas tornam-no numa promessa muito rara. Este poderia ser o ano da ascensão à titularidade, mas caso disciplinares e a falta de aplicação nos treinos têm complicado a sua relação com Mourinho. Está identificado, por isso, a barreira que Balotelli terá de superar para a sua afirmação. A gestão do lado psicológico ditará se se afirmará como o melhor Weah ou o pior Adriano.

Douglas Costa (Grémio, 18 anos) – Esta será a maior incógnita da lista. Apenas apareceu na fase final do brasileirão mas o seu impacto foi estrondoso. Apesar da idade, Douglas Costa protagonizou jogadas que encantaram o Brasil e, depressa, atraíram a atenção do todo o mundo. O inicio da próxima época (brasileira) será mais esclarecedor para perceber até que ponto as comparações com Ronaldinho fazem sentido. Para já pode dizer-se que promete...

AddThis