29.12.08

Rendimento comparativo dos 3 grandes

ver comentários...
Nesta pequena paragem natalícia que marca também a viragem de ano civil procura-se fazer alguns pontos de situação em relação à prestação de cada um dos grandes clubes, com esse difícil objectivo que é comparar prestações reconhecidamente próximas, mas sobretudo dispares no que respeita ao comportamento nas diversas provas a que os clubes foram sujeitos.
Para essa difícil tarefa que é conseguir uma medida qualitativa que compare então o rendimento dos 3 maiores do nosso futebol, voltei a recorrer às perspectivas das casas de apostas para cada um dos jogos oficiais até agora jogados. Desde a Supertaça, em Agosto, ao polémico jogo entre Benfica e Nacional, pouco antes do Natal. A ideia é conseguir uma expectativa de pontos realista para cada um dos jogos, comparando-a depois com o que realmente foi conseguido.

Notas importantes
Primeiro, convém referir que este tipo de análises comparativas apenas fazem sentido se o nível expectável das equipas em comparação for idêntico. Para o caso, este pressuposto é satisfeito, ainda que existam algumas ligeiras diferenças, nomeadamente em relação ao Porto, por ter sido a equipa portuguesa de maior sucesso nos últimos anos. Este facto, ainda que não seja o principal factor, explica a maior expectativa global em relação ao número de pontos conseguido pelos Dragões.
Em segundo lugar, convém esclarecer que na componente “Taças” estão incluídos todos os jogos de Taças nacionais até agora disputados, incluindo a Supertaça e o recente Sporting-Maritimo para a Taça da Liga. Aqui é importante ainda notar que as eliminatórias de Taça que foram decididas em penaltis são consideradas como empate, contando 1 ponto para cada uma das equipas. O propósito não é medir os objectivos globais das competições, mas sim a prestação jogo a jogo.

Conclusões
Porto em crescendo

Começou com a perda da Supertaça (responsável pelo rendimento negativo nas Taças internas) e passou por um período atipicamente negativo em Outubro. Os valores mensais dos portistas confirmam, no entanto, que 2008 teve uma ponta final prometedora para 2009. Em Novembro e Dezembro, os portistas conseguiram 2 meses de rendimento acima das expectivas e acima de qualquer dos outros rivais. Mesmo com expectativas mais altas, nomeadamente nas prestações europeias, o Porto conseguiu terminar 2008 com um registo positivo e parece preparado para dar seguimento a um ciclo de maior regularidade.
Porto mês-a-mês:
(Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro)
(-18%, -4%, -28%, +25%, +22%)

Sporting mais regular
Talvez seja uma surpresa para muitos, mas a prestação dos leões foi mesmo aquela que mais superou as expectativas globais. Para este comportamento, o Sporting contou com a importante vitória na Supertaça e com a histórica prestação europeia que, claramente, superou e muitos as expectativas dos analistas. Outro aspecto importante no registo leonino é o facto de ter registos positivos em todos os meses até agora. É claro que o efeito das grandes penalidades na Taça não está aqui contemplado (o jogo conta como empate) e que os 3 pontos de atraso em relação ao Benfica na liga retiram grandes parte do optimismo para o que falta jogar. A verdade, porém, é que o melhor comportamento do Sporting não pode surpreender se tivermos em conta que foi a equipa que mais vitórias e pontos conseguiu no total de jogos disputados até agora.
Sporting mês-a-mês:
(Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro)
(+64%, +5%, +14%, +4%, +20%)

Benfica paradoxal
O primeiro ponto, claro, é notar que o líder da prova que tem maior peso nesta análise – o campeonato – e o único a conseguir nessa competição um rendimento que supera as expectativas, é também o único que tem um rendimento global negativo. O paradoxo de resultados encarnados atinge o seu ponto mais negativo na desastrosa campanha europeia, com 4 derrotas em 6 jogos. Também na Taça de Portugal a prestação foi bastante fraca, sobretudo, a “quase humilhação” aos pés do Penafiel. Fica, por isso, claro que a liderança não pode servir para esconder os problemas de rendimento global que, a manterem-se em 2009, irão seguramente extender as suas consequências à principal prova nacional.
Benfica mês-a-mês
(Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro)
(-43%, +35%, -5%, +4%, -38%)

AddThis