20.10.08

Notas do fim de semana

ver comentários...

- Desta vez o futebol não parou. O que assistimos, no entanto, foi a uma jornada de Taça sem qualquer interesse competitivo para os principais clubes nacionais. Os clubes portugueses continuam ou a não ver ou não querer ver o que lhes está a acontecer e a oferecer às principais ligas europeias – que é objectivamente o produto concorrente – oportunidades para ganhar quota de mercado. São erros que a longo prazo terão um efeito muito visível.

- O campeonato recomeça na próxima semana na 6ªjornada. Faltam 10 (dois terços) para terminar a primeira volta mas grande parte do interesse já foi jogado. Todos os clássicos, entre os grandes, um Braga – Sporting e, até, o mais interessante dos jogos entre não grandes. Os jogos que faltam despertam o interesse de muito pouca gente – isso vê-se sobretudo pelas audiências televisivas – e, no plano desportivo, vão reencaminhar o campeonato para o seu ritmo habitual. Tal como no ponto anterior, este facto denota um modelo competitivo desajustado às necessidades do futebol português e os seus efeitos, neste caso, até já se sentem e bem nas finanças dos clubes. Mas vai piorar.

- Não vou entrar em análises detalhadas sobre a Taça – pelo tal desinteresse competitivo – mas há um ponto que não quero deixar de ressalvar. O Benfica esteve à beira de uma eliminação histórica (apenas superada pelo feito do Gondomar) e se tal tivesse acontecido, Quique Flores não se poderia queixar muito da displicência dos seus jogadores. Ele próprio foi o primeiro a revelá-la quando, espantosamente, afirmou ter “poucas informações” sobre o Penafiel. O Penafiel joga em Portugal, jogou há uma semana para o campeonato quando a Liga estava parada e o Benfica é um clube profissional com gente dedicada à tarefa de recolher “informações”. Nem sequer estamos num caso de aperto de calendário, mesmo não sendo este um jogo de grau de dificuldade elevado, havia tempo suficiente para, em 2 semanas, ter mais do que “poucas informações” sobre o adversário. É uma falta de respeito e de... profissionalismo.

- Do futebol internacional há, claro, vários destaques a fazer. Entre todos, chamo a atenção para o final de época emocionante que vive o Brasileirão. Ontem o líder, Grémio, perdeu e entre Palmeiras e São Paulo jogou-se um derbi louco com influência na luta pelo título. Vale a pena acompanhar as próximas semanas e, para quem não viu, fica o resumo.

AddThis