11.7.08

Mancini no Inter. Ainda há lugar para Quaresma?

ver comentários...

Com a confirmação de Mourinho como treinador do Inter para a próxima temporada, surgiram de imediato, e quase inevitavelmente, uma série de nomes na imprensa como potenciais alvos do técnico português para dar corpo ao “novo Inter” de José Mourinho. Deco, Lampard, Terry, Ricardo Carvalho e Quaresma foram algumas das apostas da generalidade da imprensa. Pois bem, o primeiro nome de peso a reforçar o Inter surge de uma proveniência algo surpreendente. Mancini assina vindo da Roma, uma das rivais dos “nerazzurri” na luta pelo schudetto. Aqui ficam também evidentes as diferenças na postura dos clubes italianos no que respeita ao mercado interno, nomeadamente comparando com ligas como a espanhola ou inglesa.

Já se sabia que Mourinho estava à procura de soluções de qualidade para as alas do seu ataque, nomeadamente para dar maior qualidade ao 4-3-3, uma das opções tácticas que o treinador português gosta de ter como alternativa. A questão, no que respeita ao mercado português, é até que ponto o Inter continuará interessado em Ricardo Quaresma. Se, por um lado, o apreço pelas qualidades do 7 portista não terá desvanecido pela simples aquisição de Mancini, por outro, há já um número relevante de soluções para a posição de extremo dentro do 4-3-3 que, aliás, pode até não ser a principal das opções de Mourinho, tendo em conta a qualidade de avançados e médios interiores que existe no plantel do Inter.

Esta poderá, portanto, ser uma péssima noticia, quer para Quaresma, quer para o próprio Porto. É que, se Quaresma pretendia sair do Porto esta temporada, também o clube começa a ter mais dificuldades em fazer um encaixe assinalável com o jogador, devido à evolução da sua idade. De resto, se olharmos ao preço desta transacção – entre 12 e 15 milhões de euros – fica claro como o mercado português parece estar inflaccionado, com o Porto a pedir mais do dobro por Quaresma. Mesmo tendo em conta o custo não tão elevado dos salários do jogador e o seu inegável talento, 40 milhões são uma verba completamente fora do que se passa no resto do mercado para um jogador de quase 25 anos. Ainda assim, tendo em conta outros negócios já realizados num passado, pode dizer-se com que, com o Porto, tudo é possível!

AddThis