28.7.08

Benfica – Sporting: Em desenvolvimento

ver comentários...

Ainda em fase de pré época, foi um jogo compreensivelmente de experiências. O Sporting, de regresso ao losango, foi previsivelmente melhor do que um Benfica mais atrasado na consolidação de uma ideia de jogo. Ainda assim, o jogo foi globalmente fraco não havendo qualquer equipa que se pudesse orgulhar de ter estado bem, tendo em conta as exigências que se colocam a ambas.

Benfica
Depois do jogo com o Blackburn referi o atraso talvez exagerado do estado de coisas na equipa encarnada. Desta vez Quique apostou num 4-4-2 clássico com mais presenças que deverão estar na “pole position” para a titularidade. O Benfica procura, com este sistema, pressionar alto, o que pode ser perigoso dada a tendência para o 4-4-2 criar espaço entre linhas quando é “esticado” para fazer o pressing. O Sporting não tirou muito partido dessa situação, mas percebeu-se como a equipa tinha de subir a linha mais recuada para não abrir um buraco no espaço entre linhas. Ofensivamente, o principio de fazer viragens de flanco antes de apostar em combinações nas alas voltou a estar presente, mas tudo isto ainda num grau qualitativo muito reduzido. O que não espanta, dada a pouca rotina de vários jogadores no modelo. A pergunta fina é óbvia: Será que Quique vai mesmo apostar em Aimar para jogar na frente?!

Sporting
Apesar de ter regressado ao losango, Paulo Bento manteve o estatuto experimental ao jogo. Para além do “teste Caneira”, havia ainda a primeira vez de Rochemback no losango. O Sporting teve quase sempre iniciativa de jogo mas foi notória a sua dificuldade no primeiro momento de construção. Uma explicação é simples. Este modelo tem sido desenvolvido com Veloso a 6, um perfil completamente diferente de Caneira que praticamente não criou linhas de passe à saída de bola. O resultado foi um jogo muitas vezes directo, perante uma pressão encarnada que poderia ter sido aproveitada de outra forma por um Sporting que estivesse melhor nesse primeiro momento. Outra ponto em menor grau de entrosamento foi a integração de Rochemback nas rotinas colectivas, mas esse é um aspecto que poderá começar agora a ser mais desenvolvido, uma vez que me parece claro que o Sporting passará a partir de agora a jogar preferencialmente no losango, ainda o modelo preferencial. Uma nota para referir que com Derlei e a recuperação de Liedson, o Sporting fica com um lote de avançados bem credível. E, claro, lembrar que, caso não saiam, ainda falta integrar Veloso e Moutinho...

AddThis