12.5.08

Rui Costa: festejar o quê?

ver comentários...
Era uma despedida que se queria poder ser uma festa mas, realmente, não vejo grandes motivos para festejos neste momento. Para os benfiquistas é grande a tristeza de ver o seu maior idolo da actualidade abandonar. Não só pela perda de um jogador que se sente não estar futebolisticamente esgotado, mas igualmente pelo contexto final da temporada. Para quem, simplesmente, gosta de futebol, a sensação de que o futebol perde alguém que, como poucos, explicam o porquê da mitificação da camisola 10.
Rui Costa é um daqueles jogadores que nos faz pensar que tudo é fácil no futebol. Depois de o vermos jogar, sentimos que também poderiamos ter sido bons jogadores, tal a ilusão que provoca a facilidade e simplicidade com que executa. Rui Costa é, emocionalmente, um jogador e uma personalidade ligada ao Benfica, mas a sua carreira não está confinada, como outros de outras gerações, ao museu da Luz. Rui Costa foi muito maior! Sem perder nunca a coerência emocional, privilegiou o futebol e estendeu o seu perfume até onde o futebol merecia que ele fosse: aos grandes palcos mundiais. Ganhou campeonatos e uma liga dos campeões, marcou em Mundiais e Europeus, jogou quase um centena de jogos pela Selecção e, por onde quer que passasse, deixou qualidade e conquistou admiração e respeito.
Finalizo com três notas diversas: (1) Penso que Rui Costa, tal como Figo, justificariam um jogo de despedida organizado pela Federação. (2) De todos os golos de Rui Costa destaco um, pelo brilhantismo e importância, em 1995 frente à Irlanda, abrindo as portas para a competição que marcou o inicio de uma nova era da Selecção AA, o Euro 96. (3) Não percebo como, aceitando a sua decisão de se retirar, se questiona a utilidade imediata de Rui Costa como dirigente. Alguns dizem que deveria tirar um tempo para “aprender”, mas eu gostava que me explicassem: para um jogador que demonstra a personalidade e o carácter de Rui Costa e que passou por onde ele passou, Rui Costa vai “aprender” o quê com o dirigismo português actual?

AddThis