20.5.08

Os efeitos da generosidade da memória

ver comentários...
É curiosa a forma como a memória evolui ao longo dos anos. Neste aspecto, com responsabilidades divididas com a comunicação social, os adeptos têm tendência a moldar uma visão desajustada da realidade do seu próprio clube, reflectindo-se na forma como lidam com os resultados daqueles que, ano após ano, são designados para defender as cores dos respectivos emblemas. É uma característica que não terá, obviamente, efeito exclusivo em Portugal, mas que pode ser detectada de forma muito particular em cada um dos clubes grandes nacionais.

Um exemplo concreto deste fenómeno pode ser encontrado, nesta altura, na opinião que a generalidade da imprensa e adeptos tem em relação ao perfil do futuro técnico do Benfica. Como se o clube fosse (ou pudesse ser) um dos que finalizam a “cadeia alimentar” do futebol europeu, exige-se um “curriculo feito”, de preferência estrangeiro porque “não há portugueses disponíveis que tenham capacidade suficiente” para a tarefa. Isto apesar das sucessivas “bofetadas” que esta teoria tem recebido com os exemplos desde o inicio dos anos 90.
Outro caso, necessariamente diferente, é o Sporting. Esta época, igualmente, assistimos a um exemplo deste fenómeno de sobrevalorização histórica do próprio clube, com a contestação feita durante a época nomeadamente pela acusação da “perda de ambição” que supostamente se estava a apoderar da direcção e equipa técnica. Neste aspecto, o principal visado a dada altura foi Paulo Bento, mas a verdade é que esta critica esbarra com uma visão factual do passado recente do clube. É que desde a conquista do seu tetra campeonato, em 1954, o Sporting apenas ficou 20 vezes (em 54 anos) acima do 3º lugar, sendo que a situação piorou substancialmente a partir do inicio dos anos 80. Ora este facto não impediu que se falasse em “falta de ambição” num treinador que conseguiu 3 desses tais 20 registos, numa fase de assumidas limitações financeiras do clube. Neste contexto, não deixa de ser surpreendente o número de recordes que Paulo Bento já conseguiu em apenas 3 épocas à frente da equipa...

AddThis