29.5.08

Candidatos à Libertadores: LDU Quito

ver comentários...
Aí está a grande sensação da prova. O Liga Deportiva Universitaria Quito encontra-se, contra todas as projecções, a um pequeno passo da final da prova depois de um empate a 1 no Azteca frente ao América. As perguntas que ficam são: afinal quem é esta equipa e como se explica tanto sucesso?
A resposta pode ser encontrada numa fórmula surpreendentemente simples e pragmática introduzida pelo treinador argentino Edgardo Bauza. Ao contrário do que acontece com a maioria dos conjuntos Sul Americanos, frequentemente algo anárquicos no comportamento tácticos dos jogadores, no caso do LDU Quito há uma enorme rigidez da posição dos jogadores. A vantagem desta característica no contexto Sul Americano, explicarei mais à frente, mas convém ainda acrescentar a estabilidade no onze de Bauza e a oscilação táctica quando joga em casa, jogando com 3 defesas, subindo Ambrossi para médio esquerdo e baixando Urrutia para a posição de médio defensivo. Outro aspecto a referir é o facto da equipa nunca ter estado em desvantagem nas eliminatórias, restando saber como reagirá caso isso aconteça.


A atacar
O facto de ser quase sempre “outsider” faz com que o Quito nunca tenha de utilizar muitos homens para atacar. Inteligentemente, não o faz. Espera pelo erro do adversário e tira partido do seu adiantamento no terreno para lançar 4 homens de elevada qualidade que tem na frente. Bolaños e Guerron são extremos velozes e desconcertantes, não fazendo muitos movimentos interiores. Manso é o artista da equipa, jogando livre no meio em busca dos deslizes das intermediárias contrárias e Claudio Bieler é a referência para as abordagens mais directas e um avançado de grande combatividade.

A defender
Defensivamente, a pouca participação ofensiva de Vera e Urrutia, assim como dos laterais, implica um equilíbrio permanente e um grande controlo das transições adversárias (esta é a vantagem da tal rigidez táctica da equipa). Por aqui se explica que os 3 golos sofridos nos quartos de final e primeira meia final tenham todos acontecidos através de lances de bola parada. A isto acrescenta-se a concentração defensiva dos jogadores que arriscam pouco com bola.

Individualidades
Joffre Guerron – Este extremo equatoriano de 23 anos é um verdadeiro diamante por lapidar. É rápido e possante fisicamente, tendo igualmente boa técnica e drible. O problema de Guerron é algum deslumbramento em posse de bola, exagerando por vezes nas acções individuais. Pode ser uma aposta de um clube europeu e, curiosamente, já foi dado como possível reforço do FC Porto.

Luis Bolaños – Se Guerron é um extremo a acompanhar, Bolaños merece igual destaque. Também com 23 anos tem sido um dos elementos fundamentais do Quito. Com a camisola 7, o seu estilo “gingão” lembra Robinho no Santos, e este equatoriano tem uma função semelhante à do agora jogador do Real. Jogando na esquerda mas aparecendo em posições mais interiores, onde faz alguns golos com o seu pé direito. Provavelmente não o verão mais nesta prova uma vez que foi expulso no último jogo (injustamente, diga-se), o que pode ser igualmente uma condicionante para a própria equipa.

Damian Manso – Um “pibe” tipico de 28 anos. Manso já teve experiências europeias, mas claramente o ritmo sul americano é o que mais se lhe adequa. Algo pesado mas muito forte tecnicamente, trata a bola sempre com mais do que um toque, humilhando adversários com os seus dribles e fazendo alguns golos de belo efeito.

Claudio Bieler – Tal como Manso faz parte do clã argentino do Quito. Ponta de lança sem expressão no seu país emigrou para o Colo Colo mas é, aos 24 anos, no Quito que se faz mostrar. Num estilo de busca incansável pela oportunidade, vai tirando os seus dividendos dos erros adversários que compensam a ingratidão da posição em que actua. Com ele, o histórico e veterano Agustin Delgado (que brilhou no último mundial) fica remetido para um plano muito secundário e esse é o maior elogio que se lhe pode fazer.

AddThis