8.2.08

Tiago Luis: Olhos no 'Peixe'

ver comentários...
Se há história que comprova a tendência do futebol globalizado para a busca de talentos cada vez mais precoces é a de Tiago Luis. Foi a revelação do Campeonato Paulista de sub 20 e as suas provas na equipa principal do Santos estavam ainda por ser confirmadas quando o jornal “Marca” o trouxe para a sua primeira página com o título “Real Madrid negoceia o Messi brasileiro”. No dia seguinte, Tiago Luis renovou com o ‘Peixe’ e marcou o seu primeiro golo no campeonato Paulista, actualmente em disputa. No final dessa partida, o técnico Emerson Leão expressou a sua revolta perante o exagerado relevo dado a um jovem ainda a dar os seus primeiros passos no futebol profissional.

Encontrar um talento no futebol brasileiro é ainda fácil, dada quantidade de jovens talentosos que nascem naquele país, mas cada vez mais os jovens promissores são contratados ainda antes de fazerem figura pelos principais emblemas do país. Este é um sintoma que, aliás, se estende ao futebol Argentino, este ainda mais enfraquecido por esta emigração precoce dos talentos – apesar de tudo o número de futebolistas a despontar no Brasil é consideravelmente superior ao da Argentina.
Com 18 anos, Tiago Luis é mais um produto das escolas do Santos, fiel às características dos outros talentos aí nascidos. Técnica, mobilidade e imprevisibilidade são os atributos de hoje do avançado. Mas Tiago ameaça ser sobretudo um goleador. O seu faro pelo golo é já muito apurado e é provável que possa vir a “crescer” também fisicamente, enquadrando-se totalmento no perfil do avançado moderno.

AddThis