1.2.08

E se os jogos tivessem 45 minutos?

ver comentários...
O futebol é um jogo de 90 minutos e esse é o único limite temporal que conta para estratégias e reacções de protagonistas. Sem desfazer este facto indesmentível torna-se curioso comparar a performance das equipas entre os primeiros e segundos 45 minutos desta liga...

A primeira coisa que se constata é que a superioridade do FC Porto se verifica também nesta tabela, sendo esta particularmente marcante em relação a Benfica e Sporting. Os portistas têm, de resto, uma performance espantosa nos primeiros tempos das suas partidas, chegando 11 vezes ao intervalo a vencer e tendo sofrido apenas 2 golos nesse período do jogo – precisamente os 2 “encaixados” na última jornada em Alvalade. Fica ainda a curiosidade de, nos últimos 5 jogos, o FC Porto ter invertido esta tendência, tendo chegado em apenas 1 desses jogos em vantagem ao intervalo.

Ao contrário do Porto, os outros 2 grandes, Benfica e Sporting têm tido performances bem abaixo do esperado nos primeiros tempos das suas partidas. Se no caso dos encarnados o registo não é famoso, no Sporting a coisa torna-se quase desastrosa. De resto, esta tabela é a confirmação em números das más entradas dos leões nas suas partidas, conseguindo apenas metade dos pontos do FC Porto. Este é um problema que já foi abordado pelo próprio Paulo Bento e que, curiosamente, contrasta profundamente com o Sporting da última metade da época passada. Em termos relativos, o Sporting é a pior equipa da liga no primeiro tempo (o que é também um elogio às suas reacções no segundo tempo).

Nas restantes equipas, a principal surpresa vai claramente para a U.Leiria. Quintos nesta tabela, os Leirienses são um caso extremo de má performance nos segundos tempos das suas partidas, explicando-se nesse período o último lugar na Liga. Outro caso altamente positivo é o do Maritimo que tem alicerçado o seu campeonato positivo nos primeiros tempos – 7 vezes em vantagem ao intervalo. Pela negativa, destacam-se os minhotos Braga e Guimarães, bem posicionados na tabela global mas muito mais pelo que fazem nos segundos tempos das suas partidas. Curiosamente, as primeiras partes negativas destas 2 equipas foram recentemente evidenciadas nos jogos do Benfica em Guimarães e do Braga no estádio do Dragão.

AddThis