23.1.08

ASEC Abidjan - O "Case Study" do sonho Africano

ver comentários...
Na sequência do que escrevi ontem sobre o investimento que pode ser feito em África, trago aqui o “case study” da Academia do ASEC Mimosas de Adidjan, na Costa do Marfim.

A ideia foi posta em prática por um Francês, Marc Guillou. Em 1993 este antigo internacional Francês desenvolveu uma academia de luxo no clube, tendo como objectivo fazer de jovens pobres e sem condições, jogadores ao mais alto nível. O primeiro indicador do sucesso da aposta foi dado em 1999 quando o clube decidiu lançar os seus jovens para o jogo da Super Taça Africana frente ao Esperance da Tunisia. Nessa equipa de jovens adolescentes estava Kolo Touré e, contrariando todas as previsões, o ASEC venceu por 3-1. A história do sucesso da Academia não imune a episódios menos felizes e contratempos. A relação com agentes, os efeitos da instabilidade política na região são exemplos previsivelmente típicos dos problemas vividos. O episódio mais curioso, no entanto, vai para a traição do fundador, Guillou, que a dado momento abandonou a Academia, levando vários jogadores consigo com promessas de transferências para a Europa e, particularmente, para o outro clube com particular importância nesta história – o Beveren da Bélgica. O diferendo passou e Guillou trabalha noutros projectos de formação espalhados pelo mundo, mas a ligação com o Beveren manteve-se. Todos os anos são “exportados” vários jogadores para este clube (recém despromovido à segunda divisão belga) que tem como objectivo dar continuidade europeia à formação feita em África. Claro que aqui a sede dos milhões e a relação entre os dois clubes nem sempre é pacífica, não se sabendo até que ponto este clube – também muito ligado ao Arsenal – poderá manter a mesma relação com o Academia do ASEC.

Hoje o caso do ASEC é aproveitado para cópias forjadas no seu próprio país. Centenas de Academias compram, literalmente, o sonho de muitos pais que pagam tudo o que podem para alimentar a esperança de ver os seus filhos reproduzir o sucesso de alguns felizardos. O problema é que, ao contrário da ideia original, estas Academias não têm condições nem filosofia para poder repetir o sucesso do ASEC. A filosofia da Academia original passa por criar e proporcionar verdadeiras condições de formação, centradas na aprendizagem escolar e sustentadas por todas as condições necessárias (alimentação, professores, médicos, etc.) para que daquelas crianças saiam homens com possibilidades de alcançar o sucesso na sua vida. Uma oportunidade paradisíaca num meio tão pobre.

O vídeo mostra o exemplo seguido pelo Feyenoord no Gana, onde montou uma Academia que pretende dar formação conveniente aos mais talentosos jovens locais. Cá estaremos para medir o sucesso desta aposta dentro de alguns anos...

Os mais famosos produtos da Academia do ASEC:
Kolo Toure
Aruna Dindane
Salomon Kalou
Didier Zokora
Emmanuel Eboue
Yaya Toure
Gervinho
Bonaventure Kalou

AddThis