8.11.07

Pós Champions

ver comentários...
FC Porto
Tantas presenças na Champions parecem de facto trazer outro calejamento ao Porto. Não que creia que esteja a fazer uma carreira excepcional – tem um grupo objectivamente abaixo do seu nível e os deslizes do gigante Liverpool não foram à sua custa – mas a verdade é que a equipa não abana e vem fazendo os resultados que se lhe exigem. Nesta altura tem a grande oportunidade de ficar à frente do grupo, bastando-lhe para isso vencer o Besiktas em casa (isto, naturalmente, caso o Marselha não volte a surpreender a Europa). Conseguido esse objectivo é legítimo pensar numa aventura pelas derradeiras fases da Champions em 07/08. Para o Porto e para Jesualdo 2 notícias contrastantes. Primeiro a quebra exibicional da equipa. Tem a ver com a ausência de Lucho, mas não só. Quaresma também parece distante do seu melhor e, obviamente, a equipa ressente-se. Por outro lado, a opção de colocar Postiga nas costas de Lisandro resultou e, pela primeira vez esta época, o Porto pareceu melhorar quando Jesualdo mexeu na estrutura. Porque o sucesso de uma época se faz também do que se consegue, ou não, nas fases de desespero, este pode ter sido um indício importante para Jesualdo.
Sporting
O empate com a Roma sabe a injustiça. Por tudo, mas essencialmente pela infelicidade do tento do empate. Não creio, no entanto, que se deva exultar demasiado com a exibição e com o argumento de se ter tratado de uma equipa italiana... Disse-o aqui várias vezes, o futebol em Itália está mudado e a Roma é um exemplo exagerado dessa mudança, defendendo, objectivamente, muito pior do que aquilo que consegue fazer quando ataca. O Sporting tem as portas da Uefa abertas e é nesse objectivo que a equipa se deve centrar – estar a colocar metas demasiado elevadas pode ser um risco do ponto de vista psicológico, tal como aconteceu no ano passado. De resto, Paulo Bento saberá que a equipa este ano tem uma capacidade defensiva muito menor do que em 06/07, sendo menos concentrada cá atrás e menos capaz na transição defensiva (Caneira foi uma perda importante). É um capítulo a trabalhar pela equipa que a atacar também não é ainda excepcional mas que conta com alguns elementos este ano mais determinantes, como Romagnoli e sobretudo Liedson. Nota ainda para o facto de se prever uma época com muitos jogos. A Taça Uefa é a competição que mais desgaste traz e se o Sporting a juntar à Taça da Liga, fica com um calendário bem mais sobrecarregado do que a concorrência interna. Uma oportunidade Europeia e uma ameaça para Liga.

Benfica
A Champions 07/08 deve ser mesmo para esquecer e os adeptos podem preparar-se para aquilo que nesta altura é mais provável... o último lugar no grupo. Naturalmente aqui abre-se uma oportunidade interna para Camacho se refazer com os sócios. Com Porto e Sporting a continuar (como se prevê) na Europa, o Benfica fica em melhores condições para abordar a Liga. Na partida de Glasgow, parece-me, o Celtic roubou a fortuna que o Benfica tem tido noutros jogos e este não será o jogo que deixa maiores preocupações... Penso, no entanto, que existem deficiências no modelo adoptado por Camacho. A equipa defende bem, mais próxima e com uma maior preocupação com os espaços (pressing zonal médio-baixo), mas parece-me que o sistema adoptado, desde o inicio, por Camacho não se enquadra nas características do plantel. Creio que o Benfica teria mais a ganhar actuando com médios interiores e dois avançados. Outro aspecto que me parece errado é Rui Costa actuar nas costas de um só ponta de lança. O 10 gosta de participar numa fase inicial dos ataques e esse aspecto faz com que recue frequentemente para a linha média, provocando um excedente de jogadores nessa área. Com tão pouco a vir das alas (sobretudo da direita), o Benfica fica depois com pouca gente a poder desequilibrar numa segunda fase ofensiva. Finalmente nota as últimas referências à necessidade de um ponta de lança. Cardozo foi um dos maiores investimentos de sempre e, passado 3 meses, parece já não ser suficiente. Jogar como 9 em Portugal, já o disse, é difícil, tanto mais para quem chega de um futebol muito diferente. Cardozo tem dado bons indicadores e o Benfica tem carências bem maiores (nomeadamente nas alas) no seu plantel. Insistir na questão do ponta de lança, provavelmente, mais não fará do que transformar o Benfica num cemitério de goleadores.

AddThis