5.11.07

A liga está mais competitiva?

ver comentários...

O interessante jogo que, no Dragão, deu inicio à jornada mostrou o dominador FC Porto a sentir dificuldades perante uma equipa muito bem organizada. De facto, se é certo que a ausência de Bosingwa e a saída de Lucho tiveram influência no futebol da equipa portista – particularmente no meio campo, onde o triângulo se tornou diferente, utilizando o “duplo-pivot” – parece-me que a essência do empate reside, em primeiro lugar, no mérito da organização Belenense. A pergunta que coloco é se este é, afinal, o campeonato está mais ou menos competitivo do que o do ano passado?

Antes de responder à pergunta convém, mais uma vez, clarificar que a competitividade não se mede simplesmente pelo equilíbrio da luta pelo título, mas sim pelo nível geral de forças das várias equipas da Liga. Passando à pergunta, a minha convicção é de que, de facto, a Liga está globalmente melhor e, ainda que continue a defender a necessidade clara de rever o modelo competitivo, creio que, pelo menos, poderemos ter uma Liga mais interessante e onde os grandes poderão sentir mais dificuldades. Mas vamos à comparação:

Fora dos 3 grandes, a Liga 06/07 mostrou 2 equipas claramente superiores à concorrências: Belenenses e Braga. Estas equipas mantêm-se no mesmo nível em 07/08. O Belenenses muito à base da organização que garante Jorge Jesus e o Braga que continua a ter, claramente, o quarto melhor plantel da Liga, sendo que a fase menos boa, creio eu, acabará por passar mais tarde ou mais cedo. A estas duas equipas juntam-se o Setúbal e o Marítimo, duas equipas que têm revelado capacidade de lutar pelas primeiras posições do campeonato e dois casos sérios de bater (o caso do Marítimo, creio eu, será mais notado quando os grandes se deslocarem aos Barreiros). A este quarteto junta-se o Vitória de Guimarães, que embora creia ter tido um inicio de temporada acima daquilo que poderá fazer, se perfilará como mais um elemento do quinteto que eleva a qualidade média da Liga. Nacional e Paços Ferreira mantêm-se formações fortes em casa e capazes de fazer um campeonato regular (ainda que pense que o Paços tenha quebrado claramente em relação ao ano passado). Seguem-se Amadora (ao mesmo nível da segunda metade do ano passado), Académica (que poderá melhor com Domingos ao leme) e Leixões (ainda uma incógnita mas que tem dado, globalmente, uma boa imagem de si). Um caso ainda por definir é o Leiria, que possui boas individualidades em certos sectores mas que necessita de encontrar um novo rumo. Finalmente, em situação preocupante, Boavista (com o Leiria, a equipa que mais baixou de qualidade face a 06/07) e Naval (não muito diferente da Naval da segunda metade da época passada). A grande diferença está precisamente na cauda da tabela, onde 06/07 apresentou equipas fraquissimas como Aves, Beira Mar, Setúbal e Naval. Em 07/08, parece-me, temos menos formações nesta categoria e mais capazes de lutar por um lugar europeu.

-----

A acompanhar o texto fica a assistência fantástica de Gomez no Dragão. O que não se diria se este tivesse sido um pormenor de Quaresma, Liedson ou Rui Costa?

AddThis